COMUNICAÇÃO
Edição 2012 da Ação Cidadã Paternidade Responsável é lançada no interior do Estado
De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Educação, há 767 crianças e adolescentes com paternidade não reconhecida
A Defensoria Pública do Estado da Bahia lançou na manhã de hoje, 13 de agosto, em Ilhéus, a edição 2012 da Ação Cidadã - Paternidade Responsável. A Ação tem como missão conscientizar pais e mães sobre a responsabilidade de ser pai e o direito do filho em saber sua verdadeira identidade genética e, consequentemente, familiar. Dessa forma, a instituição busca contribuir para a redução de conflitos familiares e, sobretudo, promover a cidadania através de um direito fundamental a todos.
De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Educação, há 767 crianças e adolescentes com paternidade não reconhecida em Ilhéus. Este número foi levantado em apenas 25 escolas do município. No Estado da Bahia, de acordo com o Censo Escolar 2010, existem 90 mil alunos sem o nome do pai no registro civil.
Durante evento de lançamento da edição deste ano no município de Ilhéus, o defensor público e coordenador executivo das Defensorias Públicas regionais, Ricardo Carillo Sá, apresentou o projeto ao público presente, destacando que a entidade é um instrumento de inserção social: "Onde existe Defensoria, há a busca permanente pela transformação social. E acreditamos que a instituição familiar é o meio mais sólido e eficaz para promover as mudanças sociais que queremos".
Pai Responsável, responsabilidade de todos
A defensora pública e subcoordenadora da Regional de Ilhéus, Sílvia Tavares, chamou a Defensoria de "instrumento de desenvolvimento social" e conclamou a população para ser "um pouco defensor público", ajudando a instituição a divulgar e conscientizar a todos sobre a Ação. "Cada um aqui pode fazer a sua parte. Todos nós, independentemente de sermos defensores ou não, podemos promover a cidadania e, acima de tudo, ajudar na promoção dos direitos de nossas crianças e adolescentes em saber quem são seus pais e conviver com esses genitores. Isso melhora a vida do jovem, da família e da sociedade como um todo", explicou a subcoordenadora.
A Ação Cidadã Sou Pai Responsável é permanente durante todo ano, sendo intensificada em determinados períodos, a exemplo do Dias dos Pais e Dia das Crianças. De agosto a outubro, o projeto acontecerá em Ilhéus e nos demais municípios que contam com a presença da Defensoria - Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.
Disponível gratuitamente à população desde 2007, a Ação Cidadã - Sou Pai Responsável já beneficiou com o exame de DNA cerca de seis mil famílias. Com o tema "Você vai sentir muito orgulho do seu filho. E ele de você", a Defensoria traz Xanddy, líder da banda Harmonia do Samba como padrinho da campanha. O cantor abriu mão de seu cachê pela importância da iniciativa. Para mais informações, Disque Defensoria 129.
ATENDIMENTO
De agosto a outubro
Sede da Defensoria Pública em Ilhéus
Avenida Canavieiras, nº 170, Centro
Tel.: (73) 3633-5590