COMUNICAÇÃO
ELEIÇÃO: Defensoria conhecerá o candidato a defensor-geral mais votado após as 18h
Votação está acontecendo na sala do Conselho Superior (4º andar), na sede administrativa da DPE/BA, no CAB.
A sede da Defensoria Pública estadual, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, amanheceu movimentada nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, com a presença de defensoras e defensores públicos que exercem seu dever e direito de voto no processo eleitoral para o cargo de defensor público geral da Bahia (biênio 2019-2021) – que vai definir a lista tríplice que será encaminhada para o governador da Bahia.
Até 13h da tarde, cerca de 215 defensores públicos já haviam depositado suas cédulas na urna, conforme a Presidência da Comissão Eleitoral. Desde as 9h, quando foi aberta a Seção Eleitoral e dado início ao pleito, membros da classe defensorial da capital e do interior lotam os corredores do 4° andar da Instituição. A eleição segue até às 18h.
O atual defensor-geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, as candidatas Mônica Aragão, Soraia Ramos, Tereza Almeida e o candidato Rafson Ximenes votaram no turno da manhã. Os candidatos e os fiscais escolhidos por eles, que são os únicos além da Comissão Eleitoral que podem permanecer na Seção após o voto, continuam acompanhando de perto o processo.
Depois do fechamento das urnas e da apuração dos votos, a Comissão Eleitoral anunciará o resultado oficial do pleito. Conforme a legislação eleitoral, o defensor-geral deverá encaminhar em até três dias a lista com os três candidatos mais votados pela classe. O governador do Estado tem até o dia 21 de fevereiro para nomear o novo gestor ou a nova gestora da DPE/BA para o próximo biênio.