COMUNICAÇÃO

Eleição para defensor geral será amanhã

26/01/2009 19:41 | Por

Amanhã, terça-feira, 27, estará ocorrendo a eleição para o cargo de defensor público geral, legítimo representante da Defensoria Pública do Estado da Bahia, para o biênio 2009-2011. Os 201 defensores públicos que integram o quadro da instituição na Bahia estarão votando na sede administrativa da entidade, na rua Pedro Lessa, s/n, Canela, onde as urnas estarão disponíveis das 9hs às 18hs, horário local.

O resultado será encaminhado ao governador do Estado, Jacques Wagner, que terá o prazo de 30 dias para indicar o novo ocupante do cargo. Esta vai ser a segunda eleição formal no órgão, após a concretização das mudanças constitucionais que consolidaram a autonomia da instituição na Bahia. Três candidatos estão concorrendo ao cargo: Raul Palmeira, Ricardo Carillo Sá e Tereza Cristina Almeida Ferreira (ver informações abaixo). O voto é pessoal, obrigatório e presencial, conforme a Lei Complementar nº. 26/2006, e normas editadas pelo Conselho Superior na Resolução nº 16.

Conheça os candidatos:

Raul Palmeira, 52 anos, iniciou suas atividades na Defensoria em 1984, com atuação marcante em Salvador. Respondeu pelas Distritais de Amaralina e Pituba e a de Itapagipe. A partir de 1990, foi titularizado como defensor público da 2ª Vara Privativa do Júri, respondendo cumulativamente pela Vara do Consumidor e pela Vara de Registros Públicos. Foi coordenador da Defensoria Especializada Criminal e de Execução Penal.

Ricardo Carillo de Sá, 41 anos, defensor público desde 1997, trabalhou nas comarcas de Caravelas, Alcobaça e Prado. Em 2000, foi convidado para trabalhar em Salvador. Foi subcoordenador do Núcleo Cível e de Família, coordenador da CAR e duas vezes da Curadoria Especial. Atualmente, é titular da 1ª Defensoria Pública da Curadoria Especial.

Tereza Cristina Almeida Ferreira, 48 anos, ingressou na Defensoria Pública em 1984, com atuação marcante na área de família. Esteve durante 4 anos a frente da ADEP - Associação dos Defensores Públicos da Bahia, como presidente. Foi eleita pela classe para o cargo de defensora pública geral para o biênio 2007/2009 e conduzida ao cargo por escolha do governador. Por este cargo passou a membro nato do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia - 2007/2009 e foi eleita secretária do Conselho Nacional dos Defensores Gerais - CONDEGE- 2008. Está concorrendo a reeleição.