COMUNICAÇÃO
Eleição para lista tríplice de defensor(a) público(a) geral da DPE/BA ocorre no dia 29 de forma on-line: conheça candidatos
Novo teste será feito nesta sexta-feira, 22, para que os defensores e defensoras da Bahia possam se familiarizar com a plataforma de votação e se cadastrarem no sistema
Os 376 defensores e defensoras públicas que atualmente compõem o quadro da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA escolherão, no próximo dia 29 de janeiro, os integrantes da lista tríplice para o cargo de defensor(a) público(a) geral da Instituição – biênio 2021/2023.
Para seguir as determinações de distanciamento social em razão da pandemia do coronavírus, a votação será feita de forma on-line, com a utilização do sistema de eleição desenvolvido pela Defensoria Pública Estadual do Maranhão – DPE/MA, que foi adaptado para gerar mais segurança e eficiência no processo de eleições da Defensoria baiana.
Com o objetivo de familiarizar os defensores e defensoras para a votação, a Coordenação de Modernização e Informática – CMO da Instituição está realizando eleições simuladas. Nesta sexta-feira, 22, será feita mais uma simulação da eleição, na qual os defensores e defensoras poderão acessar o sistema e participar de uma votação teste, como ocorreu no último dia 15, quando escolheram os seus preferidos entre os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa.
“Esses testes são para minimizar dúvidas no dia da eleição, como se trata de um sistema novo. Buscamos deixá-lo o mais simples possível utilizamos também a tecnologia do duplo fator de autenticação para garantir ainda mais segurança. No primeiro teste, o sistema mostrou-se seguro e bem rápido”, afirma o coordenador da CMO, Thales Almeida.
Candidatos e candidatas:
São quatro os candidatos e candidatas na eleição para lista tríplice de defensor(a) público(a) geral da DPE/BA – biênio 2021/2023. Após a votação, a lista dos três mais votados será encaminhada ao governador da Bahia, Rui Costa, o qual fará a escolha entre um dos nomes da lista.
Abaixo, conheça mais sobre os candidatos e candidatas ao cargo de DPG da Defensoria Pública do Estado da Bahia:
Alessandro Moura
Alessandro Moura é defensor público desde 2008. Após atuar por quatro anos e meio na comarca de Santo Amaro, passou a ser titular na 2ª DP de Urgências Criminais relacionadas a presos provisórios. Também atuou como diretor secretário entre 2018/2020 na Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA). Para ver a biografia completa do candidato, clique aqui.
Laura Fagury
Laura Fagury ingressou na Defensoria em 2000. Foi presidente da Adep em dois mandatos, além de vice-presidente e diretora de eventos. Trabalhou em São Felipe, Conceição de Almeida, Sapeaçu e Salvador. Atualmente está na 30ª DP (Família). Foi candidata e integrou a lista tríplice na eleição para o cargo de DPG em 2010. Para ver a biografia completa da candidata, clique aqui.
Rafson Ximenes
Rafson Ximenes é defensor público desde 2007. Passou pelas comarcas de Itabuna, Salvador, Jequié e Camaçari. Também foi membro do Conselho Superior da Associação dos Defensores Públicos. Entre 2015 e 2019, foi subdefensor público geral, sendo o escolhido como defensor público geral para o biênio 2019/2021. Para ver a biografia completa do candidato, clique aqui.
Tereza Cristina Almeida Ferreira
Tereza Cristina Almeida Ferreira é defensora pública desde 1984. Atuou como presidente da Adep por dois mandatos (2002/2004 e 2004/2006). Foi escolhida como defensora pública geral por duas vezes (2007/2008 e 2009/2010). Neste período, foi a primeira baiana e nordestina a presidir o Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais, também por dois mandatos. Para ver a biografia completa da candidata, clique aqui.