COMUNICAÇÃO

Eleição para novos conselheiros do FAJ contou com forte presença dos defensores públicos

07/12/2017 16:52 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 (Texto e foto)

A posse para o biênio 2017-1019 será no dia 21 de dezembro no Conselho Superior da Defensoria Pública

 

 

Defensores e defensoras compareceram hoje, 7, na Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, para votarem na chapa composta pelos defensores públicos Jose Renato Bernades da Costa e Igor Raphael de Novaes Santos, como titular e suplente, respectivamente.

Foram computados ao todo 125 votos na votação que encerrou hoje, às 12:30h. O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, esteve presente à votação, ocasião na qual destacou a importância do Fundo de Assistência Judiciária – FAJ.

“O FAJ é um espaço de debate muito importante, porque ali são discutidas e decididas a qualificação do corpo funcional da Instituição. Quero parabenizar os colegas que se disponibilizaram a assumir esse compromisso, e desejar boa sorte, para que este biênio seja tão profícuo quanto os anteriores”, pontuou o defensor-geral.

José Renato que está na Defensoria há mais de 10 anos, disse que sentiu a necessidade de fazer um pouco mais pela Instituição. “Temos nossas atribuições diárias, mas devemos contribuir também para a construção da Defensoria Pública, e para a melhoria dos nossos serviços. O FAJ é indispensável, o direito é dinâmico, de modo que a qualificação deve ser permanente, e o FAJ serve para isso, fomentar a qualificação dos defensores e servidores”, explicou o defensor público.

O conselheiro Lucas Resurreição fez um breve panorama da atuação dele e do suplente Murillo Bahia no FAJ, neste biênio que se encerra: congressos, formações, normatizações; a possibilidade de aquisição de livros que serão distribuídos aos defensores públicos anualmente, de grupo de pesquisa na instituição, de publicação de revistas temáticas online e também a possibilidade de publicação de livro pelos defensores públicos.

“Creio que saímos com o sentimento de dever cumprido. Neste ano de 2107, até o mês de setembro, tivemos um aumento significativo de 117% de arrecadação. Espero que os colegas que estão assumindo deem continuidade e aperfeiçoem o que já está construído até aqui”, finalizou Lucas Resurreição.

A posse da chapa eleita será no dia 21 de dezembro, no Conselho Superior da Defensoria Pública.