COMUNICAÇÃO

Eleição para ouvidor-geral é tema de reunião do Conselho Superior

20/04/2017 18:58 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
Após julgamento dos processos, duas candidatas concorrerão ao cargo e dez representantes da sociedade civil estão habilitados a participar da votação.
Em reunião extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira, 20, o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – CSDPE/BA decidiu, após julgamento dos processos de impugnação e recursos, que duas candidatas estão habilitadas a concorrer ao cargo de ouvidora-geral para o biênio 2017/2019 e dez representantes de entidades da sociedade civil participarão da votação. "Este será um processo democrático e com candidatas de altíssimo valor histórico de luta e defesa dos direitos humanos. A disputa ficou mais ampla e quem ganha com isso é a Defensoria", destacou o presidente em substituição do Conselho e subdefensor-geral, Rafson Ximenes, durante a sessão.
Além dos membros do Conselho, a reunião também contou com a presença de representantes da sociedade civil, que puderam acompanhar o julgamento dos processos e entender os motivos que levaram ao deferimento ou não das impugnações e recursos.
O Conselho publicará, amanhã, 21, no Diário Oficial do Estado – DOE, a lista com os nomes das candidatas e entidades civis habilitadas a participar da formação da lista tríplice, que acontecerá no dia 27 de abril, das 8 às 17h, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – ESDEP, no bairro do Canela. Antes disso, na próxima segunda-feira, 24, também no auditório da ESDEP, os interessados terão a oportunidade de conhecer as propostas das candidatas, através de sessão pública presidida pela Comissão Eleitoral.
No dia 9 de maio, às 9h, será realizada uma nova sessão extraordinária do Conselho e, na ocasião, as candidatas participarão de uma sabatina oral e, em seguida, acontecerá a eleição para escolha da nova Ouvidora-Geral da DPE/BA. "Vai ser um bom pleito. A disputa promete ser enriquecedora", frisa o subdefensor público geral, Rafson Ximenes.