COMUNICAÇÃO

Eleições 2018 – Defensoria Pública viabiliza voto aos presos provisórios do Complexo Penitenciário Lemos Brito

10/10/2018 16:09 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686

No segundo turno a Defensoria Pública estará presente novamente no Complexo Penitenciário Lemos Brito

No último domingo, 7, milhões de pessoas compareceram às urnas de votação para exercerem o seu direito ao voto. A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia – TRE/BA viabilizaram que as pessoas presas provisoriamente exercessem esse direito, dentro do Complexo Penitenciário Lemos Brito, na Mata Escura.

A subcoordenadora da Especializada Criminal e Execução Penal da Defensoria, Fabíola Pacheco, disse que o exercício da democracia pôde ser realizado na unidade prisional do Conjunto Penal Masculino, onde também votaram as mulheres custodiadas no Conjunto Penal Feminino e também os presos provisórios do Presídio Salvador.

“Fizemos todo o esforço para que este direito fosse garantido, inclusive com nossos servidores para que a votação se realizasse. Isso é uma conquista para a pessoa que está presa provisoriamente, pois eles não perderam sua cidadania. Todos os presos que não foram condenados têm o direito de votar, por não terem seus direitos suspensos”, explicou Fabíola Pacheco.

De acordo com a subcoordenadora, 67 pessoas votaram no Complexo Penitenciário Lemos Brito, número menor do que os anos anteriores devido à imposição da biometria para o exercício do voto.