COMUNICAÇÃO

Eleições 2020: Defensoria Cidadã – Candidatos à Prefeitura de Salvador respondem sobre inclusão de jovens e adolescentes

12/11/2020 11:00 | Por Ascom DPE/BA

Na série, publicamos as propostas dos prefeituráveis sobre nove temas ligados à atuação da DPE/BA

Nesta quinta-feira, 12, publicamos o oitavo episódio da série “Eleições 2020: Defensoria Cidadã”, que apresenta vídeo e texto das respostas de candidatos e candidatas à prefeitura de Salvador sobre nove temas que têm impacto na vida das pessoas atendidas pela Defensoria.

O assunto abordado neste episódio da série é sobre inclusão de jovens e adolescentes. As perguntas foram enviadas para as assessorias e/ou coordenações das candidaturas das nove chapas que concorrem à Prefeitura de Salvador. Destas, quatro enviaram respostas: Celsinho Cotrim (Pros), Major Denice (PT), Olívia Santana (PC do B) e Pastor Sargento Isidório (Avante). Não enviaram respostas as seguintes candidaturas: Bacelar (Podemos), Bruno Reis (DEM), Cezar Leite (PRTB), Hilton Coelho (PSOL) e Rodrigo Pereira (PCO).

Transcrição do vídeo:

Abertura – Rafson Ximenes – defensor público geral da DPE/BA

Olá. Este é o oitavo episódio da série “Eleições 2020: Defensoria Cidadã”. Perguntamos aos candidatos e às candidatas à Prefeitura de Salvador sobre propostas relevantes para o público atendido pela Defensoria.

O tema de hoje fala sobre políticas de inclusão, educação e apoio às nossas crianças e adolescentes. Se você não acompanhou os episódios anteriores, procure nas redes da Defensoria e fique atento na sequência que teremos o nono e último tema.

Pergunta de Gisele Aguiar – coordenadora da Especializada dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nós que trabalhamos com crianças e adolescentes, sabemos o quão importante é a inclusão de jovens e adolescentes em programas de aprendizagem. Até porque são seres humanos ainda em formação física, mental, social e moral.

Então, eu pergunto para você, candidato e candidata: qual é a sua proposta para inclusão desses jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade em programas de aprendizagem? Jovens das unidades de acolhimento, que já cumpriram ou cumprem medida socioeducativa, ou aqueles que estão vindo do trabalho infantil, qual a sua proposta?

Respostas:

Pastos Sargento Isidório (Avante) – Primeiro, fazendo a separação do que é jovem e adolescente que obedece ao pai, mãe, que vai para escola, que estudam… esses dão certo na vida. E temos o outro que, mesmo sendo ainda jovem e adolescente, foram pelo caminho do delito, às vezes até do crime. São os que chegam na Fundação Doutor Jesus ameaçados de morte pelos traficantes e não é porque eles estavam na sala de aula, não é porque eles estavam com papai e mamãe, é porque eles, lamentavelmente, desvirtuaram do caminho que os pais ensinaram e foram se juntar com alguém que não presta. Tem um ditado que diz: “me diga com quem você anda, que eu te direi quem você é”. Aí foram para as drogas e o caminho de drogas, é caminho que projeta para o crime, para o delito.

Então, existe jovem adolescente de verdade, que está com papai, com mamãe e que está estudando, portanto, vai dar certo na vida e existem os que optam pela desobediência, pelo desrespeito ao professor e à professora. Querendo bater neles, quebrar cadeira neles. Na verdade, esses aí a gente já percebe o projeto de marginalidade de vida deles. Aí, tem o Ministério Público, tem o ECA, que é muito exigente. Só que lá na Fundação, eu trabalho com esse grupo querendo dar facada, querendo quebrar tudo…temos o Ministério Público.

Todavia, eu acho que precisa ter projeto de ressocialização para eles, que passaram às vezes por cumprimento de pena e precisam de psicólogo, assistente social, equipe multidisciplinar, voltar para uma metodologia de ensino para ganhar o tempo perdido. Precisamos investir nas nossas crianças, na nossa gente, porque quando a gente educa as crianças e os adolescentes, a gente não precisa punir os velhos.

Major Denice (PT) –  Pensar na juventude é pensar na Salvador que nós estamos projetando, a Salvador do futuro. Essa cidade com oportunidade, com geração de trabalho e de renda, mas também uma cidade que trate da cultura, do esporte e do lazer como algo intrínseco a todos. Nós estamos trazendo treze grandes centros de inovação e tecnologia para que os jovens possam ter a oportunidade de desenvolver o seu talento.

Aliado a isso e junto com o Governo do Estado, vamos criar o maior centro de educação profissional do país, onde esses jovens que estudarem no ensino médio em um turno poderão estar no outro turno aperfeiçoando e desenvolvendo as suas qualidades, mirando no seu futuro e nos seus sonhos.

Nós precisamos cuidar de todos os jovens, não só aqueles em vulnerabilidade social. Os jovens precisam ter nas políticas públicas e na gestão Municipal uma aliada na promoção do seu desenvolvimento humano, na promoção da concretização das suas esperanças e sonhos. Pensar em jovens é pensar na família, pensar na cidade, é pensar em segurança pública, é pensar em cuidado. A cidade do futuro requer e precisa ser cuidada a partir do seu presente e a juventude tem este lugar.

Olívia Santana (PCdoB) – A nossa gestão tem compromisso com a educação de tempo integral para os adolescentes. Nesta modalidade, nós vamos incorporar atividades de arte, cultura, esporte e também o Programa Dever de Casa. O Programa Dever de Casa é um programa de tutoria para dar suporte ao estudo do adolescente, principalmente do ensino fundamental, para que esses adolescentes possam fazer suas atividades escolares de casa, porque muitas vezes o pai e mãe não tiveram acesso ao estudo.

Quinhentas mil pessoas em Salvador não tiveram ou não foram alfabetizadas, ou não tem nem sequer o ensino fundamental completo. Como essas pessoas vão dar suporte a seus filhos para poder ajudar nas atividades escolares? Então, a escola tem que ter essa visão mais completa de ajudar nos deveres de casa, para que não crie uma sensação de fracasso nesses adolescentes. A educação integral e integrada vai criar um ambiente muito mais desenvolvido e de muito mais sustentação para esses adolescentes.

Vamos estabelecer também um novo EJA, um novo programa de Educação de Jovens e Adultos voltado para o mundo do trabalho, introduzindo tecnologia, educação à distância e educação remota como suporte para o trabalho dos professores, e garantindo que essa juventude que não terminou o ensino fundamental, que possa […]

Celsinho Cotrim (Pros) Nós primeiro precisamos entender que criança e adolescente é prioridade para a gente, o futuro das nações está em nossas crianças de hoje, no nosso jovem e adolescente. Quando se tratar de Criança e Adolescente, eu sempre irei trabalhar com o Estatuto da Criança e do Adolescente como sendo a minha bíblia nesse tema.

Eu que tenho experiência em inserção de pessoas no mercado de trabalho, que criou o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra da Prefeitura de Salvador, consegui desenvolver o programa do primeiro emprego na cidade de Salvador, qualifiquei mais de 160 mil pessoas em nossa cidade e sempre apreciei iniciativas a exemplo do projeto Axé, da própria Fundac, a exemplo de organismos como a associação Águia Dourada, que sempre lida com esses jovens em situação de vulnerabilidade social.

Eu irei e adaptar a estrutura do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra para que tenha um setor específico para as minorias: mulheres, negros, LGBTQIA+ e também aos jovens em situação de vulnerabilidade social ou que já estiveram vulneráveis socialmente. Além disso, dentro da própria estrutura do SIMM, da intermediação de mão de obra, nós iremos fazer cursos de qualificação profissional direcionados para esse determinado segmento.

VÍDEO