COMUNICAÇÃO
Eleitos conselheiros do FAJ, Claudino dos Santos e Júlia Abreu são empossados em Salvador
Posse ocorreu no gabinete do defensor-Geral, na sede da DPE/BA
O conselho do Fundo de Assistência Judiciária – FAJ ganhou nova composição nesta quinta-feira, 19, com a assinatura do termo de posse do defensor público Claudino dos Santos e da defensora pública Júlia Abreu, que assumem a titularidade e a suplência, respectivamente, das vagas destinadas à categoria para o biênio 2019/2021. Ambos substituíram José Renato da Costa e Igor Raphael, que atuaram no biênio anterior.
A posse ocorreu no gabinete do defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, que reafirmou os votos de confiança no trabalho dos recém-empossados. “É uma honra para a Defensoria ter dois defensores tão qualificados quanto Claudino e Júlia, participando agora do conselho do FAJ. São defensores que, em pouco tempo, têm deixado a sua marca na instituição e foram muito reconhecidos nos locais em que atuaram”, comentou.
Agora conselheiro titular, o defensor Claudino aproveitou o momento para destacar a importância da gestão consciente do fundo e também para agradecer a sua parceira de chapa e aos demais colegas pela confiança depositada. “A Júlia é uma pessoa que confio, muito responsável, e temos a mesma visão de uma Defensoria que deve se expandir e crescer para o povo. Vamos trabalhar e nos dedicar nestes dois anos primando por uma participação transparente, com bastante isonomia, e fazer com que a gente também deixe um legado de fortalecimento da instituição”, afirmou.
Por sua vez, a atual suplente, Júlia Abreu, destacou a busca por uma gestão cada vez mais eficiente e transparente para difundir a importância do fundo. “A atuação como conselheira do FAJ vai ser um desafio, mas entendo que será um período de contribuição para o desenvolvimento da instituição e também para a difusão, entre os colegas, da importância do incremento do orçamento do FAJ, que depende tão somente da nossa atuação”, comentou a defensora.
Sabedoria
O Fundo de Assistência Judiciária proporciona melhor atendimento à população à medida em os recursos são destinados à capacitação dos servidores e defensores públicos. Por isso, destaca o defensor-geral, “seus recursos têm que ser usados com muita sabedoria para que sejam efetivamente revertidos em melhoria do serviço e em conquistas sociais para a população”, afirmou.
Na ocasião, Ximenes destacou a confiança no trabalho nos novos conselheiros e reafirmou a importância do trabalho desempenhado pelos antecessores. “Quero que fique registrado o meu agradecimento aos defensores públicos Igor Raphael e José Renato pela dedicação que tiveram nos últimos dois anos. Fizeram um trabalho brilhante, sob a liderança da nossa diretora da Escola Superior, e conseguiram ampliar a visibilidade da Defensoria, assim como a quantidade e qualidade dos cursos. Tenho certeza que, nos últimos dois anos, o assistido está tendo melhores resultados quando buscam a instituição”, finalizou.
Presenças
Estiveram presentes também o subdefensor público geral, Pedro Casali; a corregedora-geral, Liliana Cavalcante; o coordenador das Defensorias Públicas Regionais, Walter Nunes Fonseca Júnior; diretora da Esdep, Soraia Ramos; o assessor de relações institucionais da DPE/BA, Álvaro Gomes; e a presidente da Adep, Elaina Rosas.