COMUNICAÇÃO

Em Conquista, Defensoria participa de programação dos 16 Dias de Ativismo Contra Violência à Mulher

12/12/2011 20:16 | Por

Combater a Violência Contra à Mulher. Foi com esse propósito que a Defensoria participou nos últimos dias 6 e 7 de dezembro de atividades ligadas aos “16 dias de ativismo Contra Violência à Mulher” em Vitória da Conquista, a cerca de 520 km de Salvador. A campanha acontece simultaneamente em 159 países e chegou ao fim nesse último sábado (10), data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro e quase metade das mulheres que morre por homicídio é assassinada por seus parceiros atuais ou anteriores.

Na terça-feira (06), a subcoordenadora da regional, a defensora pública Josefina Mattos participou do lançamento do projeto “Combater a Violência Contra à Mulher Também é Coisa de Homem. Isso é Conquista”, iniciativa da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no qual homens autores de violência terão acompanhamento de psicólogo, assistente social, defensor público e promotor ou juiz. “Ao ter contato com esses homens regularmente, a Defensoria não só contribui para a resolução do problema em sua raiz, como também evita a reprodução dessa violência futuramente”, afirma a subcoordenadora.

Já na quarta-feira (07), a defensora compôs a mesa do seminário de abertura de “Avaliação dos Serviços e Instituições da Rede de Proteção à Mulher” ao lado do prefeito de Conquista, Guilherme Menezes, da delegada titular da Deam, Rosilene Moreira, entre outros representantes de órgãos ligados à proteção da mulher. Na ocasião, Josefina salientou a importância da avaliação, enfatizando também que o planejamento e avaliação são instrumentos necessários para o crescimento e desenvolvimento dos envolvidos na situação de violência.

Além da Defensoria Pública, fazem parte da Rede de Atenção à Mulher a Deam; o Ministério Público da Bahia; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos; o Centro de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa); a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município (Sedes); a Diretoria Regional de Educação de Conquista (Direc20); a Coordenação de Vigilância e Saúde; a ONG Programa de Educação para a Vida; o Conselho Tutelar; a União de Mulheres de Conquista; o Hospital Esaú Matos; Polícia Militar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Município.