COMUNICAÇÃO

Em evento de integração, Defensoria Baiana homenageia motoristas

31/08/2019 17:45 | Por Leonardo Santos (estagiário) com supervisão de Lucas Fernandes DRT/BA 4922

A primeira motorista da DPE/BA recebeu homenagem especial durante as atividades

“Valorizando quem nos auxilia a transitar pelos caminhos de Acesso à Justiça”. Esse é o nome do projeto que homenageia os motoristas da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e foi desenvolvido neste sábado,  31.

Em evento de integração, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, em Lauro de Freitas, a DPE/BA proporcionou um dia de ações com atividades e dinâmics de grupo, além de terapias complementares, como auriculoterapia, quick massagem e exercícios laborais. 

O objetivo foi promover qualidade de vida para aqueles que movimentam o setor de transportes, promovendo o autocuidado e manutenção da saúde física e emocional. O trabalho pelos motoristas é essencial para que as atividades defensoriais possam ser desenvolvidas, já que esses profissionais são responsáveis pelo deslocamento de outros funcionários da instituição, além de materiais e programas institucionais. 

O evento contou com a presença da administração superior da DPE. O defensor público geral, Rafson Ximenes, afirmou que é um grande orgulho para a Defensoria Pública ter em sua equipe, motoristas homens e mulheres também. Ele considera um avanço para que as pessoas enfrentem o preconceito contra mulheres que dirigem e reiterou que elas são preparadas para exercer qualquer atividade. “Hoje foi um dia de festas, de confraternização e de felicidade. A Defensoria está crescendo e chegando onde nunca havia chegado antes e todos os servidores e defensores são importantes nesse processo, mas, de fato, quem tem essa missão de levar a Defensoria mais longe são os motoristas. Sem eles, não chegaria a lugar nenhum”, disse Rafson Ximenes. 

O defensor-geral reforçou ainda que os motoristas carregam muito mais do que vidas: “Vocês carregam sonhos, os sonhos daquelas pessoas que esperam a Defensoria. Quando vocês levam um computador que seja, esse computador leva junto com ele o sonho de várias pessoas de terem o pai reconhecido, o filho em liberdade e até mesmo uma casa para morar. É um dia para vocês lembrarem do valor que têm”.

Para o coordenador do setor do transporte, Jair Pereira, a unidade é ímpar para a instituição e de fundamental importância. Ele também reforça a integração e união da equipe e diz ser muito gratificante liderá-la: “Nós levamos a instituição até onde ela precisa chegar, nos lugares mais remotos e de alta carência, onde a grande maioria dos assistidos não tem conhecimento sobre a Defensoria. É muito gratificante liderar essa equipe tão alinhada”.

A primeira motorista da DPE/BA, Roquelina Ventura Silva, lotada na comarca de Feira de Santana, recebeu homenagem especial durante as atividades e não escondeu sua felicidade ao fazer parte desse momento.

“Me sinto muito feliz em fazer parte dessa equipe. A Defensoria mostra que a mulher pode estar onde ela quiser e a quebra desse preconceito é muito importante. Somos muito subestimadas em diversas profissões, mas precisamos estar realizadas com o que a gente faz. Eu busquei, almejei e consegui”, declarou Roquelina Ventura.

As atividades terapêuticas complementares para promover bem-estar e saúde ocupacional no evento foram possíveis graças à participação voluntária dos terapeutas Afonso Henrique dos Santos e Ieda Silva Carvalho (Auriculoterapia); e João Costa e Sarah Gacilin Santana (Quick Massagem).

Estiveram presentes também a ouvidora da Defensoria, Sirlene Assis, a diretora administrativa, Ana Lúcia, o coordenador de serviços administrativos, Márcio Serapião e a assistente social da coordenação de pessoal, Vaneicia Soares Moura.