COMUNICAÇÃO
Em Feira de Santana, Defensoria reúne especialistas para falar com os jovens sobre drogas
Os adolescentes internados nas CASES Zilda Arns e Juiz Melo Matos, em Feira de Santana, contaram com uma programação especial produzida pela 1ª Regional, em comemoração à Semana da Defensoria Pública. No último dia 14, as atividades das comunidades foram alteradas. No lugar da tradicional rotina - cartilhas, exibição de vídeos, palestras e depoimentos integraram o lançamento da campanha Crack? Só de Esporte! produzida pela Defensoria Pública da Bahia em parceria com o Instituto Popó Freitas e lançada nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo. A iniciativa da Instituição visa levar, preferencialmente, ao público jovem, informações e relatos de experiências profissionais que possam estabelecer uma nova perspectiva de compreensão sobre o consumo abusivo de substâncias psicoativas.
Para conversar sobre o tema, os adolescentes ouviram, atentos, palestras ligadas ao assunto. Convidados pela Defensoria, a terapeuta ocupacional do CAPS-AD, Rosângela Costa Sampaio, falou sobre as diversas substâncias psicoativas, seus usos e efeitos e sobre os serviços disponibilizados pela Unidade de Atendimento Psicossocial. Já o psicólogo da Casa de Internação Compulsória Mansão da Vitória, Thiago Mangueira Marcos, conversou com os jovens sobre o apoio psicológico oferecido aos dependentes de substâncias psicoativas.
RECOMEÇO
O destaque da apresentação ficou por conta do depoimento do terapeuta holístico da Casa de Internação Compulsória Mansão da Vitória, Adelmo Ferreira da Silva. Ex-usuário de drogas, Adelmo da Silva contou um pouco da sua história, do período em que foi dependente de substâncias psicoativas e de como conseguiu mudar o rumo da sua vida. Hoje, ao trabalhar com jovens em situação semelhante, o terapeuta reafirmou a possibilidade que todos possuem de reescrever um novo capítulo para suas vidas e recomeçar.
As ações desenvolvidas pela Regional da Defensoria em Feira de Santana, coordenadas pela subcoordenadora da Defensoria na cidade, Alexandra Soares da Silva e desenvolvidas também pelos defensores públicos Eduardo Feldhaus, Amabel Crysthina Mesquita Mota, Matheus Góes Santos, Anderson Grecchi e Bruno Moura Castro integram a campanha nacional da Defensoria Pública, cujo tema este ano é: Defensores Públicos - Pelo Direito de Recomeçar. A iniciativa tem o objetivo de divulgar a necessidade da criação de mecanismos de reinserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena. Além disso, a ideia é apresentar iniciativas positivas e casos de ex-detentos ou de ex-educandos que, através de oportunidades de trabalho e educação (formação), reconquistaram seu espaço, quebrando o ciclo da reincidência, assim como o hoje terapeuta, Adelmo da Silva.
Já no dia 15, foi a vez de levar a iniciativa para o Presídio de Feira de Santana. Lá, cerca de 60 custodiados participaram do lançamento das cartilhas, bem como das palestras promovidas pelas psicólogas do CAPS-AD, Cyntia Oliveira Vieira e Silva e Lívia Caroline Leite Silva, além das palestras do terapeuta Adelmo Ferreira da Silva, que novamente falou sobre sua experiência como ex-usuário de drogas, e do psicólogo Thiago Mangueira Marcos. Os defensores públicos Melina Dantas Prates, Liliane Miranda do Amaral, Leonardo Alves de Toledo e Marcelo Santana Rocha participaram também desta atividade, assim como a subcoordenadora, Alexandra Soares da Silva.
Além de Feira de Santana, o lançamento da campanha Crack? Só de Esporte! aconteceu em Salvador, nas outras cinco regionais da Defensoria Pública e em diversas comarcas do interior. No entanto, a campanha educativa se desdobrará para atingir de modo amplo seu público-alvo, que compreende os jovens estudantes de escola pública, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e a população carcerária do Estado.