COMUNICAÇÃO
Em primeira reunião do Conselho Superior, nova defensora-geral destaca valorização da Defensoria
Realizada na primeira segunda-feira de cada mês, a Sessão Ordinária do Conselho Superior chegou à 206ª edição e a presidência agora é da defensora pública geral Firmiane Venâncio
Quatro dias após tomar posse para o Biênio 2023/2025, a defensora pública geral do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio, teve seu primeiro compromisso oficial interno nesta segunda-feira, dia 6. Ela presidiu a 206ª Sessão Ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e, agora, é conselheira nata, assim como a subdefensora-geral, Soraia Ramos.
Realizada na sala de sessões do próprio Conselho, na sede da Defensoria no Centro Administrativo da Bahia – CAB, a reunião foi marcada pelo início desta nova fase da Defensoria e a defensora-geral fez questão de reforçar a importância do Conselho, que tem funções normativas e deliberativas.
“Para mim, um dos melhores momentos da gestão é estar no Conselho Superior, porque neste espaço conseguimos compartilhar mais as ideias e trazer pensamentos mais plurais. Estou aqui na perspectiva de remover os obstáculos para que possamos conseguir chegar onde a gente quer: a valorização da Defensoria Pública”, destacou, na abertura da sessão, Firmiane Venâncio.
Entre as principais pautas, a aprovação de duas resoluções que já foram publicadas na edição de hoje (7) do Diário Oficial Eletrônico]: a da eleição para composição do Conselho Superior para o biênio 2023/2025 e a da formação da lista tríplice para escolha do(a) ouvidor(a)-geral da DPE/BA também para o biênio 2023/2025.
No sétimo ponto da pauta, cujo assunto é livre, a corregedora-geral Liliana Cavalcante, a ouvidora-geral Sirlene Assis, a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep/BA, Tereza Almeida, e os(as) conselheiros(as) Ana Valéria Brasil, Bruno Moura, Clarissa Verena Freitas, Lucas Melo, Manuela Passos e Maria Auxiliadora Teixeira parabenizaram e deram as boas-vindas à defensora-geral e à subdefensora-geral.
Assistindo à sessão, a defensora pública Melisa Teixeira também fez questão de parabenizar a nova defensora-geral e de presenteá-la com um desenho e uma mensagem escrita pelo seu filho. “É uma alegria imensa termos uma mulher como presidenta do Conselho Superior”, parabenizou a defensora.