COMUNICAÇÃO

Em reunião, defensora geral discute atuação conjunta com a Sedes

23/11/2011 13:08 | Por
Uma atuação conjunta entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) foi proposta pela defensora pública geral do Estado, Maria Célia Padilha, durante uma reunião com o secretário da pasta, Carlos Brasileiro, nesta segunda-feira (21). A subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Fabiana Almeida, também participou da reunião.

"Os órgãos atuam com demandas muito parecidas, por isso precisamos trabalhar de forma articulada, a fim de alcançarmos o objetivo comum das instituições que é de prestar o melhor serviço ao cidadão", afirmou a defensora geral que colocou a Defensoria à disposição para trabalhar as questões fundiárias de bairros como o Calabar, em Salvador, onde já existe uma base comunitária do projeto "Pacto Pela Vida". Para Brasileiro, a parceria é muito importante. "As moradias do Calabar ainda não estão regularizadas", pontuou o secretário da Sedes. Uma agenda foi elaborada para organizar os debates da criação de um projeto de atuação.

A parceria entre os órgãos também se estenderá à Especializada de Direitos Humanos. A defensora geral apontou a semelhança da atuação do Núcleo com o projeto da Sedes "Bahia Acolhe", que também atende à população em situação de Rua. Na ocasião, Padilha exemplificou o projeto "A Atuação extrajudicial da Defensoria Pública do Estado da Bahia em favor da População em Situação de Rua de Salvador", de autoria das defensoras Fabiana Almeida e Eva Rodrigues, que venceu o concurso de práticas exitosas do X Congresso Nacional de Defensores Públicos, ocorrido em Natal, na última semana. Durante a reunião, a Defensoria também manifestou o interesse em compor o Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento da Política Estadual de População em Situação de Rua.

Outro tema tratado na reunião, foi a necessidade de parceria para articular atuação no Carnaval 2012. Uma segunda reunião será marcada só para tratar do tema.