COMUNICAÇÃO
Em Vitória da Conquista, Defensoria registra aumento de atendimentos
De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Gestão de Atendimento da Defensoria (SIGAD), a Instituição aumentou em 15,69% os atendimentos realizados na Regional de Vitória da Conquista. Os números são referentes ao primeiro semestre do ano e dão conta de atendimentos realizados na sede, no Presídio Regional e em atividades realizadas pela unidade.
De janeiro a julho de 2014, foram realizados 14.800 atendimentos. No mesmo período ano passado, o SIGAD registrou 12.800. Na avaliação do subcoordenador da Regional, Robson Vieira, a ampliação do número de atendimentos é decorrente do comprometimento da equipe.
"Todos os colegas e servidores atuantes na Comarca vêm, constantemente, implementando o serviço prestado ao assistido. Os exemplos são o Núcleo de Conciliação e Mediação (NCM) e a Central de Ações Rápidas (CAR). Além disso, temos o atendimento diário junto ao Presídio Regional. Acredito que esse acréscimo também demonstra a confiabilidade que a Instituição goza no município", disse.
O NCM e a CAR foram implantados no início deste ano e, juntos, são um dos responsáveis pela ampliação dos atendimentos na Regional. Somente no Núcleo foram contabilizadas 990 audiências, das quais 448 foram exitosas. Com o aumento da demanda, a CAR, que havia sido criada para atendimento das ações de alvará, interdição e execução teve sua área de atuação ampliada e passou a atender ações de alimento, divórcio e reconhecimento de dissolução de união estável.
Vieira admite, no entanto, que a elevação do número de atendimentos na Regional ainda não é suficiente para responder a uma demanda crescente. "Estamos sempre em reunião para encontrarmos formas de melhorar o atendimento e garanti-lo para o maior número de pessoas. Mas, hoje, ainda que seja no fornecimento de informações ou esclarecimento de dúvidas, ninguém sai sem atendimento da unidade", afirma o defensor.