COMUNICAÇÃO

Em workshop com órgãos públicos e sociedade civil, Defensoria discute melhorias para os idosos

01/08/2011 16:19 | Por

O workshop "Conquistas e desafios", promovido pela Delegacia de Atendimento ao Idoso (Deati), nesta sexta-feira (29), reuniu diversos órgãos públicos e organizações para expor diferentes perspectivas sobre a população idosa na Bahia. A sociedade civil, representada por organizações voluntárias, trouxe o olhar do idoso sobre a própria vida. A mesa de abertura, composta por representantes da Defensoria, Câmara Municipal de Salvador, Secretaria de Segurança Pública e da Deati, apresentou a visão de quem trabalha na defesa aos direitos do idoso.

A coordenadora do Núcleo de Proteção aos Idosos, Walmary Pimentel salientou a necessidade de fortalecer a união entre os órgãos públicos na criação de políticas públicas em prol do idoso. "Todo mundo tem o que falar sobre a pessoa idosa. Mas o que nós estamos fazendo hoje?", questionou a defensora. "O ideal seria ter programas de proteção à vida e ao idoso, por que se tudo ocorresse bem, não haveria a necessidade de criar uma delegacia voltada a essa população", complementa.

O delegado geral da Policia Civil, Helio Jorge, reforçou o discurso da defensora pública e afirmou que há uma preocupação por parte do órgão em sensibilizar o atendimento nas unidades, criando uma equipe capacitada e especializada. "Dentro do que chama de proteção à vida temos esse atendimento singular e integrado", afirma o delegado. Para a delegala titular do Deati, Susy Brandão, o evento foi proveitoso. "Fizemos um trabalho excelente. Andamos bastante, mas muitos caminhos ainda restam para a gente passar com essa luta", comemora.

Segundo a defensora Walmary, foi assinado um documento pelos convidados e palestrantes do evento que sera enviado ao governo do estado para tratar a causa do idoso. A defensora ainda afirma que o governador sinalizou a criação de uma coordenadoria voltada às pessoas idosas.