COMUNICAÇÃO
ENTRE RIOS – Caravana da Justiça Social leva atendimento da Defensoria Pública ao município
Nas seis edições promovidas este ano, a Caravana beneficiou, diretamente, mais de cinco mil pessoas
A sétima edição da Caravana da Justiça Social, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado aconteceu nesta sexta-feira, 4/8, no município de Entre Rios. O projeto itinerante contou com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e ofereceu à comunidade serviços gratuitos nas áreas de assistência social, jurídica, direitos humanos, cidadania, acessibilidade e saúde, entre outros.
Para a defensora pública Cristina Ulm, é importante que a população conheça os serviços da Defensoria Pública. “Nós que estamos aqui atendendo percebemos a carência e a necessidade que as pessoas tem de assistência jurídica gratuita porque a maioria não tem condições financeiras”, disse ela. Ainda de acordo com Cristina Ulm, o desejo da Instituição é trabalhar cada vez mais para que seja possível colocar defensor público nas comarcas que ainda não contam com unidade da Defensoria para que então seja realizado um atendimento contínuo.
“A atividade itinerante tem a primeira função de aproximar a população do trabalho da Defensoria Pública para que entendam que existe um órgão dentro do sistema de Justiça que está de portas abertas para auxiliar as pessoas. A itinerância reconecta as lacunas que ficam por falta de uma estrutura física da Instituição nos municípios”, falou a defensora pública Maria Fernanda Borio. Na opinião do defensor público Gustavo Livio, o atendimento itinerante é uma ação estratégica da Defensoria que consegue prestar esclarecimentos e levar acesso à justiça para quem necessita.
A dona de casa Maria das Flores de Araújo buscou o stand da Defensoria Pública na Praça Cônego Félix, no centro de Entre Rios, para buscar orientação jurídica em relação à divisão de bens após o falecimento de sua mãe: “Minha vizinha me disse que eu podia vir até aqui que eu conseguiria informação para resolver meu problema. Fui muito bem atendida e tiraram minhas dúvidas”.
Entre as ações oferecidas, teve: emissão de documentos, como RG, Carteira de Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento e Casamento; solicitação e entrega de carteiras do Passe Livre; atendimento ao consumidor com o Procon; quitação e negociação de faturas de água e inscrição de Tarifas Social com a Embasa. A programação ainda contou com atividades de lazer e esportivas. Nas seis edições promovidas este ano, a Caravana beneficiou, diretamente, mais de cinco mil pessoas.