COMUNICAÇÃO
Equipe Pop Rua se reúne com cooperativas de catadores de material reciclável para ouvir as principais demandas da categoria
![](https://www.defensoria.ba.def.br/wp-content/uploads/2017/09/WhatsApp-Image-2017-09-20-at-09.45.16-1-1024x576.jpeg)
Condição digna de trabalho foi um dos principais pleitos dos representantes dos catadores de materiais recicláveis
Com o objetivo de ampliar a atuação institucional junto às diversas cooperativas de catadores de material reciclável, a Equipe Pop Rua da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se reuniu com representantes das cooperativas, ontem, 19, na sede do Canela.
A Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA está ampliando a sua atividade para acompanhar as demandas dos Movimentos Sociais dos Catadores de Material Reciclável. A defensora pública Fabiana Miranda considerou que, “demandas desse movimento social devem ser acompanhadas pela Defensoria Pública, pois as cooperativas promovem trabalho e renda para um público extremamente vulnerável, pessoas e famílias em extrema pobreza ou em situação de rua”.
Entre as demandas apresentadas os representantes expuseram a necessidade de cobrar do Poder Público a transferência de catadores de áreas degradadas, sem estrutura e condições dignas de trabalho para galpões adequados e apropriados; o apoio para o trabalho de coleta seletiva realizado no carnaval; e auxílio na regularização jurídica das cooperativas.
Fabiana Miranda expediu ofício para a coordenação da CONDER, para obter mais informações sobre as demandas suscitadas. Participaram da reunião representantes das cooperativas, CAMAPET, CAMA, RECICOOP, COOPERES, COOPERLIX, CCRB.