COMUNICAÇÃO

Escola Superior finaliza treinamento de novos estagiários

06/08/2009 0:09 | Por

Os 543 estudantes aprovados no processo seletivo para estágio jurídico da Defensoria Pública serão convocados até o dia 14 de maio de 2010. A boa notícia para todos os estudantes que participaram da seleção foi dada pela coordenadora da Central de Estágios, Gisele Bezerra na última quinta-feira, dia 16 de julho, durante o treinamento da primeira turma de convocados, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP), no Canela. Em dois dias de treinamento, os 42 estudantes desta turma participaram de palestras sobre os temas: Direitos Humanos, Direito Penal, Processo Civil, Infância e Juventude, Direito Civil, Direito do Consumidor, Curadoria e Direito de Família.

Para a diretora da ESDEP, a defensora pública Maria Célia Padilha, o curso visa treinar os estudantes para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente aos cidadãos. "Considerando a atuação da Defensoria Pública em vários núcleos temáticos, a Escola Superior convidou os próprios defensores públicos para que pudessem instruir os estagiários na parte doutrinária bem como na parte prática de atuação", explicou a diretora.

Participam da formação, os defensores públicos Gilmar Bittencourt, Raul Palmeira, Ricardo Carillo, Maria Carmen Novaes, Mariana Salgado, Mônica Aragão, Marta Torres, Cláudio Piansky, Maria Auxiliadora, Isabel Neves, Rita Orge e Rosane Assunção. De acordo com a diretora da ESDEP, o curso também focou questões relacionadas à ética no atendimento ao público-alvo da Defensoria, abordando o respeito e a eficiência nas respostas dadas ao cidadão.

Expectativas - Para o estudante do 7º semestre de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Diego José Dias, que já é estagiário voluntário da instituição na área criminal, a nova oportunidade agregará ainda mais conhecimentos para sua formação. "Como voluntário, adquiri muita experiência na advocacia, além de mais independência em meu posicionamento enquanto estudante e enquanto futuro profissional de Direito", pontuou.

Os novos estagiários já iniciam suas atividades na segunda, dia 20 de julho, após terem sido "acolhidos", em cerimônia, pela defensora pública geral, Tereza Cristina Ferreira; da presidente da Associação dos Defensores Pública da Bahia (ADEP - BA), Laura Fabíola Fagury; da diretora da Escola, Célia Padilha, dentre outros defensores públicos. A cerimônia ocorreu na última sexta (17), no auditório da Escola Superior.

Para a capital foram selecionados 350 estudantes e 193 para o interior. Nos municípios, 26 estagiários já foram comunicados a apresentar suas documentações. Segundo a responsável da Central de Estágios, Gisele Bezerra, a próxima convocação geral está prevista para o mês de outubro.

"A minha expectativa é de que consigamos desempenhar o nosso papel bem, até pelo fato de conhecer as reais necessidades dos assistidos da instituição", declarou o bacharelando David Conceição, do 10º semestre de Direito na Ucsal.