COMUNICAÇÃO

Esdep capacita novos estagiários

07/11/2011 20:04 | Por

Aproximadamente 60 alunos de nível médio com faixa etária entre 16 e 22 anos participam, de hoje até quarta-feira (9), do curso de formação para estagiários oferecido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, em sua sede, na Pituba. O encontro, promovido pela Escola Superior de Defensoria (Esdep), tem o objetivo de apresentar o órgão, seus diferentes setores e sedes em todo Estado aos futuros estagiários. Segundo a diretora da Escola, Sônia Santana, o objetivo deste curso é capacitar os jovens para que eles tenham um conhecimento prévio da organização onde eles vão trabalhar. Participam desta turma, 20 adolescentes advindos da Fundação Cidade Mãe, que cumprirão medidas socioeducativas nas unidades da Defensoria.


O evento foi aberto pela coordenadora de estágios, Vilman Solidade, que destacou a importância do curso na formação dos novos estagiários. Segundo ela, esta iniciativa prevê a capacitação do aluno tanto para melhor otimizar os trabalhos na Defensoria, bem como treiná-los para o mercado de trabalho. "Aqui, os jovens aprendem tanto sobre o do funcionamento do órgão, quanto noções de ética no serviço público e a gostar do que faz. Aqui transformamos os alunos em protagonista das suas próprias histórias", completa.



Durante a apresentação do órgão e das diferentes áreas de atuação dos estagiários, a defensora pública Walmary Pimentel falou sobre as funções dos jovens nos setores, as quais eles serão designados e como lidar com os assistidos, interna e externamente. "Nosso principal papel é prestar um bom serviço ao assistido. Cada estagiário tem sua função e é importante ouvi-lo, saber o setor que ele mais se identifica para que possamos encaminhá-lo para à unidade onde ele se sinta satisfeito para desempenhar seu papel da melhor forma", disse.


O estudante do segundo ano do ensino médio, Tiago Pimentel, 18 anos, já trabalhou na Casa de Acesso como estagiário beneficente e, quando surgiu novamente a oportunidade, resolveu se inscrever. Para ele, além de ter a chance de trabalhar mais uma vez na Casa de Acesso, ele vê o estágio como uma chance de conhecimento aprimorado na área, já que pretende cursar Direito no futuro. Os estagiários formados neste curso começam a trabalhar em janeiro de 2012 e, durante o período de vigência do estágio, passarão por uma formação continuada um sábado por mês, a cada dois meses.