COMUNICAÇÃO

Esdep capacita servidores aprovados no processo seletivo da Defensoria Pública

04/08/2010 15:58 | Por

De hoje até sexta-feira (6), 50 candidatos aprovados no processo seletivo simplificado - Reda - passam por um curso de capacitação, coordenado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep). A "Capacitação para Serventuários", que busca oferecer todo o preparo e conhecimento para os novos servidores atuarem junto à Defensoria, acontece no Hotel Golden Park, na Pituba, no horário de 8 às 12h e das 14 às 17h30.

De acordo com a diretora da Esdep, Célia Padilha, "nosso foco é situá-los sobre o papel da instituição. Apresentar os setores, demais servidores e defensores, para assim melhorarmos nossos serviços de atendimento ao público", esclarece. "Verificamos que outros servidores chegavam num total desconhecimento do nosso trabalho. Agora, este é um novo tempo para que uma boa relação interpessoal possa ser construída de forma articulada com a função social da Defensoria, que é atender ao cidadão", pontuou Célia.

A defensora ressaltou ainda a visão humana que deve ter aquele que lida diretamente com a proteção da cidadania. Questões étnicas no contexto de Salvador e da Bahia, a atuação da Defensoria junto às comunidades quilombolas, a paternidade responsável e a temática da adoção mereceram especial destaque. "Não podemos fechar os olhos para tantos desafios", alertou.

Selecionada para o cargo de agente administrativo, Rita de Cássia Nascimento conta que a função social da Defensoria foi o que mais incentivou a participar do processo seletivo. "Sou uma observadora deste bonito trabalho feito na Defensoria Pública. A primeira coisa que o cidadão precisa é ser lembrado como tal, como um ser humano. Sinto que tenho muito a aprender e a dar minha contribuição neste trabalho", relata. Bacharel em Direito, Thaís Portela foi aprovada para uma das vagas de técnico de nível superior. Para ela, a Defensoria se firma cada vez mais junto à sociedade baiana e ao Estado, o que coloca os profissionais da instituição em evidência. "Vim atraída pelo desafio, para conhecer ainda mais essa instituição e pela importância que ela tem junto a sociedade. Estou disposta a dar o melhor para auxiliar neste crescimento", afirma.

Tendo em vista a familiarização dos servidores com a estrutura institucional, será realizada visitas às unidades de atuação da Defensoria. Divididos em grupos, os servidores conhecerão as instalações da sede administrativa, na Pituba, das Casas de Acesso no Tororó e Jardim Baiano, do Fórum Ruy Barbosa e Fórum Criminal. Participam dessa capacitação os defensores públicos Maria Carmem Albuquerque; Rosane Melo; Elaina Rosas; Analeide Accioly;Melisa Teixeira;Firmiane venâncio; Josenilda Alves, Rosane Teixeira, a ouvidora geral da Defensoria Pública Anhamona de Brito e a Stretégia Consultoria. A previsão é de que, na sexta-feira, os novos servidores comecem a assinar os contratos e já tenham definidos os setores onde estarão lotados.

Seleção - Cerca de 18 mil pessoas inscreveram-se no concurso que selecionou 100 novos servidores de nível médio e superior para atuarem nas comarcas de Salvador, Santo Antônio de Jesus e Ilhéus. A seleção contou com duas etapas e os candidatos aprovados serão contratados por tempo determinado de dois anos, através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).