COMUNICAÇÃO
Esdep encerra curso de capacitação para estagiários de nível médio
Ampliar a formação dos estagiários de nível médio através de atividades sociais, educativas e culturais. Com este objetivo, a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) encerrou nesta quinta-feira (01) um curso de capacitação com os 110 adolescentes que desenvolvem atividades na Defensoria. O curso teve início no último dia 28 e aconteceu no Amaralina Praia Hotel, em turno oposto ao estágio, aproveitando o período de recesso escolar.
A iniciativa da Esdep contou ainda com participação de instituições convidadas como o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim) e Secretaria Municipal de Saúde. Entre os temas abordados nas palestras estão assuntos ligados aos direitos humanos, prevenção à gravidez na adolescência e diversidade de gênero.
Encerrando o ciclo de palestras, a representante do Neim, professora Márcia Macêdo, aproveitou para fazer uma avaliação de como o projeto repercute na formação dos estagiários. "Do ponto de vista pessoal e profissional é importante perceber como as temáticas estão presentes no cotidiano e na realidade de trabalho dos adolescentes dentro do serviço público. Buscamos, aqui, uma sensibilização para que eles reflitam, questionem e ampliem sua capacidade de fazer leituras dos fatos sociais com que a Defensoria Pública lida - como diferenças de idade, gênero, etnia e violações dos direitos humanos", esclarece Márcia.