COMUNICAÇÃO
Esdep inicia curso de formação dos estagiários de nível técnico aprovados na última seleção
O curso de formação prossegue amanhã no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP
Começou nesta terça-feira, 15, o Curso de Formação dos estagiários de cursos técnicos de administração, contabilidade, logística e informática aprovados na última seleção, realizada no dia 22 de novembro deste ano. Foram ao todo 414 candidatos que disputaram 56 vagas. A seleção foi coordenada pela Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP, com o apoio da Fundação Cefet Bahia, e tem o objetivo de suprir as demandas dos diversos setores da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.
Para a abertura do curso foi convidado o defensor público Matheus Góes Santos. O defensor fez as honras da casa, explicando de forma simples e didática o que é a Defensoria Pública, mostrando aos novos estagiários quais são os ramos e vertentes da atuação da DPE/BA. Matheus Góes falou de cada especializada individualmente e quais os serviços prestados por cada uma delas, da especializada Cível e Fazenda Pública da qual faz parte, passando pela especializada Criminal e Execução Penal, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Núcleo Fundiário, Família, Curadoria, Proteção ao Idoso e Instância Superior.
Para o novo estagiário técnico em administração, Adailson da Silva Meneses, com a palestra do defensor público foi possível entender como é que funciona a Defensoria Pública, os órgãos de Família e Cível. "Além de eu ter aprendido mais um pouco sobre a Defensoria, que tem entre as suas missões defender quem não tem condições de pagar um advogado", comentou o estudante.
O defensor público considerou ser pertinente essa oportunidade de ministrar parte do curso de formação para este público específico. "Tentei destrinchar esta complexa e vasta atuação da Defensoria Pública aqui na Bahia, e particularmente aqui em Salvador, pois percebi que é o foco da formação desses novos colaboradores. Acredito que o curso será muito proveitoso tanto para eles que estão chegando, como para a gente em recebê-los e transmitir a nossa vivência, fortalecendo assim a nossa missão institucional", afirmou Matheus Góes Santos.
Dando prosseguimento ao curso de formação a bibliotecária da Defensoria Pública, Maria de Fátima Santos de Lima, fez uma explanação sobre como funciona os arquivos no âmbito da DPE/BA. Na ocasião, os novos estagiários fizeram uma dinâmica de grupo, para se apropriarem do modos operandi da instituição, relativo aos procedimentos e documentos que circulam com maior frequência na DPE/BA. A servidora da Coordenação de Administração de Pessoal, Athalie Queiroz da Silva, concluiu as atividades do curso falando sobre a documentação pessoal deles, e sobre os direitos que cada um deles têm dentro da DPE/BA.
A estagiária de logística Liliane Ribeiro Souza Santos disse que achou o curso muito interessante. "Eu particularmente não sabia muita coisa sobre a Defensoria Pública. Com a explicação do defensor público eu pude entender melhor como funciona a Defensoria e os aspectos que a envolvem", comentou Liliane. O Curso prossegue amanhã, 16.