COMUNICAÇÃO

ESDEP promove curso de formação para cumprimento de medidas socioeducativas

28/05/2013 16:19 | Por
A Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (Esdep) promoveu, na quarta (22) e quinta-feira (23), o Curso de Formação Inicial para os 12 educandos da Fundação Cidade Mãe, que vão cumprir medida socioeducativa na Defensoria Pública, durante um período de seis meses. Em um primeiro contato, os educandos, acompanhados por seus responsáveis, foram recebidos pelo diretor da escola, o defensor público Daniel Nicory.

O evento de abertura foi uma palestra da defensora pública e subcoordenadora da Especializada de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Laíssa de Araújo, que conversou com os jovens sobre a natureza e as características da Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade - PSC, que eles deverão cumprir.

A defensora pública e subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Bethânia Ferreira, falou sobre a função da Defensoria Pública, da atuação do defensor, para que os participantes pudessem conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas pela instituição, já que terão uma convivência mais intensa na Instituição durante os próximos meses.

No segundo dia do evento, os educandos receberam diversas informações e esclarecimentos sobre o tipo de atividades que passarão a desempenhar na instituição durante o período de cumprimento das medidas socioeducativas. As servidoras Vilman Solidade e Maria da Purificação, da coordenação de estágios de nível médio, e Jordana Costa, pedagoga da ESDEP, em palestra, esclareceram que eles terão as mesmas orientações e atribuições que são desenvolvidas pelos estagiários de ensino médio, quando de seu ingresso na Defensoria.

A psicóloga da Esdep, Lilian Ferreira, e a assistente social da escola, Roselita Silva, que integram o Núcleo Psicossocial da Defensoria Pública, promoveram um diálogo mais específico com o educandos, no sentido de melhor integrá-los e acolhê-los ao novo ambiente de convivência e aprendizagem. Eles também vão participar dos cursos de capacitação promovidos pela central de estágios e pela coordenação pedagógica.