COMUNICAÇÃO
Esdep promove novo curso para defensores e estagiários de Direito
A Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (Esdep) promoveu, nesta sexta-feira, (26), a primeira edição do curso sobre coordenação e sucessões na área de família, para defensores e estagiários de Direito. O objetivo do curso é possibilitar o intercâmbio de experiências e o acompanhamento de processos.
A atividade foi ministrada, inicialmente, pela subcoordenadora da Especializada de Família, Gianna Gerbasi, que iniciou sua exposição abordando temas comuns à Vara de Família, como questões relacionadas à herança, venda de imóveis dos assistidos e também tutela de menores.
Para a subcoordenadora, a proposta é que este curso seja feito a cada três meses, permitindo que se acompanhem mais de perto os casos e haja troca de experiências. "Este curso é uma reciclagem que tem como objetivo uma integração entre defensores, com olhares e experiências em áreas diversas," destacou.
O segundo momento foi a palestra ministrada pela defensora Analeide, que atua na Casa de Acesso I, no Jardim Baiano. Ela trouxe a sua experiência como contribuição ao debate sobre casos de ações sucessórias, atendimento inicial, alvará e arrolamento de inventários. "Este curso é importante para que possamos saber como está o andamento dos processos nos fóruns e quais medidas então sendo tomadas nos processos", comentou.
O curso contou, ainda, com uma palestra da defensora Rosane de Melo, que atua na 13ª Vara do Fórum. Ela explicou a importância de haver defensores de áreas diferentes, e que, dessa forma, possam colaborar com experiências e visões diferenciadas. "Nós estamos aqui para trocar experiências e que serão facilitadoras nos assuntos com que lidamos no dia a dia na Defensoria", pontuou.
Para os defensores e estagiários que participaram do curso, esta foi mais uma oportunidade para um reencontro e uma troca de experiências, sempre enriquecedora. "A Esdep, mais uma vez, traz um curso importante para que nos atualizemos, já que a nossa área de atuação está sempre passando por mudanças e modificações", disse o estagiário Hannes Miller Santana. Trinta defensores e 30 estagiários participaram deste primeiro curso.