COMUNICAÇÃO
Esdep reúne pais de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa
Representantes da Defensoria Pública e da Fundação Cidade Mãe se reuniram nesta quarta-feira (8) com pais de adolescentes que cumprem medida socioeducativa na instituição, num encontro promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep). A ocasião serviu para discussão sobre o aperfeiçoamento da atuação desses jovens na Defensoria.
No evento, que começou com uma dinâmica de grupo como forma de apresentação dos presentes, a assistente social do Núcleo de Assistência Psicossocial da Defensoria, Isabel Tavares, explanou todo o funcionamento da Defensoria e a relação com esses adolescentes. "Esse tipo de reunião é importante para uma maior integração e aproximação entre os trabalhos da Defensoria Pública e da Cidade Mãe", relatou Isabel. "É também uma relação de confiança entre a instituição e os pais dos jovens", completou.
O momento também serviu para explicar aos pais dos adolescentes sobre o Curso de Capacitação desenvolvido uma vez ao mês, no qual é feita uma reflexão sobre a relação entre os temas abordados e a prática cotidiana no cumprimento da medida. São eles: gravidez na adolescência, drogas, ética no serviço público, novas regras da ortografia, relações interpessoais, entre outros.
Alguns pais falaram sobre a situação de seus filhos e a importância da Defensoria Pública no crescimento dos jovens. Foi o caso do filho de José Rosário (78). O garoto, hoje com 19 anos, há dois, na cidade de Ilhéus, se envolveu em uma briga, o que lhe gerou conflitos judiciais. Por este motivo seu filho cumpre medida socioeducativa na Defensoria Pública. "Ele está muito feliz. O comportamento melhorou e ele está vendo o mundo com uma perspectiva muito melhor", contou. Cristiane Santos Cruz, também mãe de jovem cumpridor de medida socioeducativa falou sobre a importância da atividade desenvolvida com ele na Defensoria Pública. "Eu acho primordial esse convívio dele dentro da instituição. Desde que meu filho foi começou a cumprir a medida houve um grande progresso em sua vida", comentou.
Este foi o primeiro encontro co os pais dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa na Defensoria Pública, por meio da parceria desenvolvida com a Fundação Cidade Mãe desde 2009. Outros encontros serão realizados pela Escola Superior para agregar a família dos adolescentes ao cumprimento destas medidas.