COMUNICAÇÃO

Especializada de Direitos Humanos é apresentada aos novos defensores públicos

11/12/2017 16:18 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 (Texto e foto)

A partir desta semana, os defensores públicos terão atividades práticas, com atendimento aos assistidos da DPE/BA

 

A Especializada de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi apresentada hoje, 11, aos novos defensores públicos no curso de formação realizado na Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep. O Núcleo de Defesa da Mulher – Nudem, a Equipe Pop Rua, e a violência institucional, foram alguns dos temas abordados.

A subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, fez a apresentação inicial das áreas de atuação da Defensoria Pública relativa aos Direitos Humanos. “Na Especializada de Direitos Humanos nós temos alguns outros mecanismos de atuação. Temos a Comissão Estadual de Defensores Públicos de Direitos Humanos, espaço que reúne os defensores públicos da Especializada de DH e representantes de cada Regional. Essa comissão se reúne ordinariamente quatro vezes por ano, e a ideia é que possamos debater os Direitos Humanos, e trazer as experiências vividas em cada Regional”, explicou Eva Rodrigues.

A defensora pública Viviane Luchini detalhou como tem sido a atuação do Nudem, quais as principais dificuldades, e a importância das medidas protetivas de urgência. A coordenadora da Equipe Pop Rua, Fabiana Miranda, falou sobre a atividade desenvolvida com as pessoas em situação de rua. A defensora pública Cláudia Ferraz apresentou a área voltada para pessoas com deficiência, e o defensor público Cesar Ulisses Oliveira Monteiro da Costa explicou os aspectos relacionados à violência institucional.

A partir desta semana, os defensores públicos que estão no curso de formação terão iniciadas as primeiras atividades práticas. Para isto, eles serão divididos em pequenos grupos, onde atenderão as demandas da Especializada de Direitos Humanos.