COMUNICAÇÃO
Especializada de Direitos Humanos ministra palestra para agentes do ADCAEB
Os Agentes de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia – ADCAEB são vinculados ao Conselho Estadual de Juízes Arbitrais da Bahia (Cejab)
Por intermédio da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou nesta terça-feira, 23, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, palestra sobre direitos humanos para o grupo dos agentes de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia – ADCAEB.
A subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Eva Rodrigues, explicou aos agentes os diversos aspectos da identidade de gênero, e falou também das várias formas de racismo e preconceito, que ainda hoje, estão presentes na sociedade. "Vivemos em uma sociedade hétero normativa, onde o normal é ser heterossexual. Isso é o que nos é ensinado, e é isso que nós temos que tentar desconstruir", afirmou Eva Rodrigues.
A idealizadora do evento, Paulete Furacão, corroborou para o debate acrescentando que o racismo se manifesta de variadas formas. "A gente acha que não reproduz a violência, mas ela se manifesta de diversas maneiras. Quando uma pessoa se recusa a entrar no elevador com outra, pelo fato de a pessoa ser negra, naquele momento a pessoa já foi violentada, e muitas vezes nem sabe", explicou Paulete Furacão.
Os agentes da ADCAEB fazem trabalho voluntário socioeducativo. "Damos palestra em escolas informando aos adolescentes que é importante ficar atento às conversas com estranhos no whatsapp, a facilidade como é traficada uma criança hoje, então levamos palestras a essas crianças para evitar que elas caiam neste tipo de situação", pontuou o representante dos agentes, Antônio Batista dos Reis Júnior.