COMUNICAÇÃO

Especializada de Direitos Humanos, Ouvidoria e sociedade civil discutem saúde pública

30/08/2011 16:08 | Por


No intuito de estreitar parcerias e de contribuir para a melhoria da saúde pública na capital, a Especializada de Direitos Humanos e Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia realizaram na última sexta-feira (26), uma reunião com representantes da prefeitura municipal e da sociedade civil para discutirem o cenário atual da rede de atenção básica à saúde em Salvador. A reunião contou ainda com membros do Conselho Municipal de Saúde.


Após as apresentações feitas pelo defensor público Marcelo Rodrigues, acerca da demanda da Defensoria na área da saúde, os representantes de órgãos da sociedade civil explanaram as dificuldades encontradas pelos usuários da saúde pública. Diante disso, todos os presentes concordaram que o primeiro passo a ser dado deve ser referentes as deficiências de atendimento encontradas na rede de atenção básica à saúde da população em Salvador. " Pretendemos traçar uma discussão com os gestores públicos da Secretaria de Saúde a fim de garantir que essa estrutura da rede de atenção básica continue", explicou Tânia Palma. "Esse primeiro contato foi importante para podermos nos aprofundar mais nas questões e levar ao Secretario de Saúde a real situação da população", ressaltou a defensora Cristina Ulm.


Segundo Marcos Antônio Sampaio, membro do Conselho Municipal de Saúde, o estreitamento entre órgãos da sociedade civil e a Defensoria é muito importante, pois será possível pôr em prática as solicitações que chegam ao Conselho, já que o mesmo se constitui como um órgão fiscalizador. No encontro, estiveram presentes também membros da Escola de Enfermagem da UFBA; Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência no Brasil - FCD; Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia - Fetracom/Ba, e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira na Bahia Sintracom-Ba.