COMUNICAÇÃO

Especializada divulga serviços da Defensoria no Dia da Pessoa Idosa

27/10/2014 14:16 | Por
A Especializada do Idoso da Defensoria Pública da Bahia esteve presente nesta quarta-feira, 1º, em um stand montado na Praça do Campo Grande, Centro, para divulgar os serviços oferecidos pela Unidade. A data marcou o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa.

No local, o subcoordenador da Especializada, João Gavazza, e a defensora pública Laise Carvalho prestaram esclarecimentos sobre os atendimentos feitos pela equipe a pessoas que passavam pela praça. "Atuamos em casos onde precisamos garantir o direito e proteção à pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. São casos, por exemplo, de conflitos familiares com desdobramentos jurídicos que necessitam da assistência da Defensoria", explicou o defensor.

Pedro José Bispo, de 68 anos, foi um dos que procurou o stand da DPE para obter esclarecimentos. Atualmente, beneficiário do LOAS - benefício de prestação continuada pago pelo INSS a pessoas a partir de 65 anos que não possuem meios de sustentar-se, ele queria saber se tinha direito a aposentadoria. Pedro também está cadastrado no Programa Minha Casa Minha Vida, e aproveitou a oportunidade para reclamar de pessoas que já receberam o imóvel, mesmo cadastradas depois dele. Foi informado pelos defensores sobre a impossibilidade de cumulação dos benefícios e orientado a procurar a previdência social para esclarecimentos sobre o seu tempo de contribuição, além de dirigir-se ao Núcleo Fundiário da DPE, a fim de obter informações sobre a unidade habitacional oferecida pelo governo federal. Ele recebeu ainda material informativo produzido pela DPE com telefones e endereços de instituições que atuam na área de proteção à pessoa idosa.

"Ações como a de hoje são importantes por divulgar o trabalho da DPE e chamar atenção das pessoas idosas sobre seus direitos", destacou Laise Carvalho. Para a defensora, é fundamental que casos envolvendo violência psicológica, patrimonial e física sejam denunciados aos órgãos e instituições ligadas à pessoa idosa.

Homens e mulheres a partir dos 60 anos, vítimas de desamparo, abandono, violência física, psicológica ou patrimonial, impossibilitados de manter sua própria subsistência entre outros que configurem sua vulnerabilidade social podem procurar a Especializada do Idoso, localizada à Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo disque Defensoria (telefone fixo) 129.