COMUNICAÇÃO

Estagiárias da Defensoria de Valença se mobilizam para participar de julgamento simulado nos EUA

08/05/2019 17:45 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Evento reúne estudantes de várias partes das Américas para debater casos específicos no âmbito dos Direitos Humanos

Participar de um julgamento simulado pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos, este é o desafio que as estagiárias da Defensoria Pública do Estado da Bahia Bruna Oliveira e Érica Landim devem encarar entre os dias 19 e 24 de maio na cidade de Washington nos Estados Unidos.

Alunas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, as estagiárias atuam na comarca de Valença na área de Crime, Júri e Execução Penal e compõem o Núcleo de Estudos de Direito Internacional e Cortes Simuladas da UNEB/Campus XV.

Para o defensor público Claudino Silva Santos que atua na comarca de Valença, a participação das estagiárias no evento deverá contribuir para a atuação das jovens na DPE.

“A participação delas em um evento internacional, onde o tema central versa sobre Direitos Humanos, nos enche de orgulho. Temos certeza de que a experiência que elas adquirirão servirá para o aprimoramento acadêmico, assim como a atuação de ambas enquanto estagiárias da Defensoria, que tem como missão constitucional a proteção e promoção dos Direitos Humanos”, defendeu Claudino.

Realizada pela American University Washington College of Law, a competição ocorre desde 1995 e reúne estudantes de várias partes das Américas para debater casos específicos apreciados no âmbito do Sistema Interamericano. O objetivo é aperfeiçoar os estudantes do curso de Direito no uso do sistema legal interamericano como meio legítimo para a reparação de violações de direitos humanos.

As equipes que participam do encontro devem elaborar um memorial escrito, assim como promoverem uma sustentação oral perante especialistas que desempenham o papel juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Por conta dos altos custos financeiros, com as despesas da viagem e estadia durante a competição, Bruna e Érica estão realizando uma campanha de arrecadação para arcar com as despesas.