COMUNICAÇÃO
Estagiárias da Defensoria de Valença se mobilizam para participar de julgamento simulado nos EUA
Evento reúne estudantes de várias partes das Américas para debater casos específicos no âmbito dos Direitos Humanos
Participar de um julgamento simulado pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos, este é o desafio que as estagiárias da Defensoria Pública do Estado da Bahia Bruna Oliveira e Érica Landim devem encarar entre os dias 19 e 24 de maio na cidade de Washington nos Estados Unidos.
Alunas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, as estagiárias atuam na comarca de Valença na área de Crime, Júri e Execução Penal e compõem o Núcleo de Estudos de Direito Internacional e Cortes Simuladas da UNEB/Campus XV.
Para o defensor público Claudino Silva Santos que atua na comarca de Valença, a participação das estagiárias no evento deverá contribuir para a atuação das jovens na DPE.
“A participação delas em um evento internacional, onde o tema central versa sobre Direitos Humanos, nos enche de orgulho. Temos certeza de que a experiência que elas adquirirão servirá para o aprimoramento acadêmico, assim como a atuação de ambas enquanto estagiárias da Defensoria, que tem como missão constitucional a proteção e promoção dos Direitos Humanos”, defendeu Claudino.
Realizada pela American University Washington College of Law, a competição ocorre desde 1995 e reúne estudantes de várias partes das Américas para debater casos específicos apreciados no âmbito do Sistema Interamericano. O objetivo é aperfeiçoar os estudantes do curso de Direito no uso do sistema legal interamericano como meio legítimo para a reparação de violações de direitos humanos.
As equipes que participam do encontro devem elaborar um memorial escrito, assim como promoverem uma sustentação oral perante especialistas que desempenham o papel juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Por conta dos altos custos financeiros, com as despesas da viagem e estadia durante a competição, Bruna e Érica estão realizando uma campanha de arrecadação para arcar com as despesas.