COMUNICAÇÃO
Estagiários da Defensoria participam de concurso para “Parlamento Jovem” e podem ter projeto aprovado na Câmara
Termo de cooperação da Esdep com a Escola do Legislativo permite que estagiários participem de atividade que oferece uma vivência de cidadania e democracia a partir do exercício das funções do Poder Legislativo Municipal
Viver a cidadania, democracia e oferecer novas ideias. Os (as) estagiários (as) da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) irão participar da 1ª Edição do Parlamento Jovem Salvador, que será realizado entre os dias 29 de maio e 2 de junho, através da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis. O projeto, criado e aprovado na Câmara Municipal de Salvador, tem o objetivo de fazer com que os estudantes de Salvador participem de uma simulação do parlamento, onde podem apresentar seus projetos, debater e votar propostas apresentadas pelos(as) colegas, discursar na sessão plenária e aprender sobre as atividades realizadas na Câmara Municipal de Salvador, assim como no exercício das funções e dos trabalhos dos vereadores.
Ao final do Parlamento Jovem, os (as) estudantes podem até ter projetos aprovados na Câmara. Ligados à Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (Esdep), nossos (as) estagiários (as) se mostram motivados com a possibilidade de viver a sensação de ser um vereador de verdade. As inscrições podem ser realizadas através desse link até essa sexta-feira, 12. Já inscritos, os estagiários Caio Eduardo Garcia da Silva, 19 anos, e Andressa Gonçalves Bispo, 17, convocam os demais a participarem. Na foto ao lado, estão Caio, Edgar, Paulo Victor, Andressa, Joana, Gabriel e Elisa.
Baseando em sua rotina, Caio diz que este é um problema público que também envolve questões de saneamento básico que todo ano se repetem e nunca são resolvidos. “Às vezes fica quase impossível sair de casa para ir até o ponto de ônibus e pegar o transporte para ir à Defensoria, por exemplo. Para o estudante, a sua ligação com a Defensoria fez ele enxergar esses problemas com outros olhos. “É uma ligação muito importante na minha vida, porque foi meu primeiro contato profissional. Tendo o convívio tanto com o Pop Rua quanto a Ouvidoria, eu vejo muitas questões e muitas pessoas falando, chegando lá com esses problemas, o que me fez refletir ainda mais quando eu pensei nesses casos”, comentou.
Segundo Cacilda Queiroz, da Organização Pedagógica da Escola, “a Esdep desenvolve projetos para o aprimoramento profissional e cultural dos estagiários(as), no qual se trabalha com a formação continuada que acontece todos os meses. Escolhemos um tema para cada ano, esse ano vamos de ‘Aquilomba DPE: o autocuidado e o protagonismo de nossas próprias vidas’”, afirmou. A diretora da Esdep, Diana Furtado, diz que o foco principal é trabalhar a formação dos (as) estagiários (as) enquanto cidadãos (ãs). “E é muito importante quando a gente consegue oferecer acesso a outros projetos que visem ao mesmo objetivo. Melhor ainda quando a oportunidade apresentada permite que eles e elas sonhem. Basta olhar os sorrisos estampados nos rostos. Todos e todas estão muito animados (as) com suas propostas e ansiando por serem selecionados (as)”.
Sobre o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Salvador foi criado e aprovado na Câmara Municipal de Salvador por meio da Resolução nº 2926/2020, e é vinculado à Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis. O principal objetivo da atividade é oferecer aos participantes uma vivência de cidadania e democracia a partir do exercício das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo Municipal.
O Parlamento Jovem de Salvador será realizado entre os dias 29/05 e 02/06 de 2023, de forma presencial e virtual. Os estudantes devem se inscrever até esta sexta-feira, 12. Acesse aqui e, envie a documentação necessária e anexe uma redação com o tema: Como melhorar a realidade da minha cidade? São 43 vagas para vereadores jovens e sete para suplentes. A programação incluirá atividades presenciais e por videoconferência e permitirá aos participantes a oportunidade de viver, na prática, a experiência do processo democrático no Legislativo Municipal.
Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Profissional integrado ao médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental (fase II) e do EJA do ensino médio. Todos devem estar matriculados em escolas públicas ou particulares. O resultado da seleção será divulgado no dia 19 de maio no Diário Oficial do Legislativo e no site da Câmara Municipal de Salvador.