COMUNICAÇÃO
Estagiários de nível médio da Defensoria recebem curso de capacitação
A Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia - Esdep realiza entre os dias 11 e 13 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, na sede administrativa da Defensoria, na Pituba, o Curso de Capacitação para seus novos estagiários de nível médio. O curso objetiva esclarecer sobre o papel Defensoria, informando sobre seus núcleos de atuação e sua importância social, além de estimular a reflexão nos estudantes sobre as relações interpessoais e compromissos profissionais estabelecidos no ambiente de trabalho.
De acordo com a defensora pública Donila Fonseca, que palestrou para os estudantes, a capacitação é de grande relevância, pois reflete no atendimento aos assistidos. "Nesse encontro, discutimos o que é a Defensoria Pública, sua estrutura, além de abordar o tratamento humanizado que deve ser prestado aos assitidos, que é imprescindível em nossa atividade", declara. A estudante Fabíola Barbosa diz que "é muito esclarecedor participar desse curso, pois a palestra foi clara e explicou como funciona a Defensoria. Serve para adquirir experiência e para irmos mais seguros ao local de trabalho", elogia.
A opinião da nova estagiária Fabiola é confirmada por Vanessa Rios, que já estagia na Assessoria de Comunicação da instituição. "O curso é importante porque discute muito a ética no trabalho, esclarece as nossas dúvidas sobre a Defensoria, além de colocar em pauta nossos direitos e deveres como estagiários de nível médio e a maneira como devemos nos comportar". O curso é muito dinâmico e tudo que é mencionado me atinge de maneira positiva. O curso não é uma preparação só para o trabalho na Defensoria, mas também para o mercado de trabalho", conclui a estagiária.
Os defensores públicos Ricardo Carillo, Ana Virgínia Rocha, Donila Ribeiro e Hélia Amorim também participarão do curso, apresentando, respectivamente, as temáticas: Importância da Defensoria Pública; Família; Atendimento Humanizado; Infância e Juventude. O curso, para estagiários, envolve ainda os temas Arquivologia; Relações Interpessoais e Orientações Gerais para os Estagiários de Nível Médio.
Fundação Cidade Mãe
A Defensoria Pública é a primeira instituição jurídica na Bahia a abraçar a parceria com a Fundação Cidade Mãe, instituição que tem com o objetivo reinserir jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no convívio social. Os jovens são supervisionados pelos subcoordenadores de cada Especializada e trabalham com acompanhamento psicossocial por parte de equipe da Fundação Cidade Mãe e da Defensoria.