COMUNICAÇÃO

Estudantes de Psicologia da Estácio já podem fazer estágio voluntário na Defensoria

08/08/2017 15:28 | Por Alessandra Lori - Estagiária *Com supervisão de Vanda Amori m DRT/PE 1339

Termo de cooperação neste sentido foi firmado entre as duas instituições na manhã desta terça-feira

Em reunião na manhã desta terça, 08, a Defensoria Pública do Estado – DPE/BA e a Universidade Estácio firmaram um convênio institucional, que viabiliza estágio voluntário para estudantes de graduação, visando o atendimento psicossocial aos assistidos em todas as áreas de atuação da Defensoria.

 

A assinatura da parceria aconteceu no gabinete do Defensor Público Geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, e contou com a presença do subdefensor público geral, Rafson Ximenes; a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio; o coordenador do curso de Direito e pró-reitor de pesquisa e graduação da Universidade Estácio, professor Antônio Jorge Ferreira Melo; a professora-preceptora de Estágio de Psicologia, Beatriz Ceccato, e a coordenadora de Estágio em Saúde, Patrícia dos Santos Araújo.

 

O Defensor Público Geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, destacou a importância do trabalho transversal da Defensoria com as instituições de ensino. “ A parceria com o mundo acadêmico é algo que estimulamos de forma crescente, na conciliação da academia com a prática da Defensoria, só ganha o cidadão que vai ser beneficiado com o trabalho”, ressaltou.

 

Em sua opinião, essa parceria tem a particularidade de ser direcionada para a população mais vulnerável no universo atendido pela instituição. “Nesse primeiro momento são crianças, adolescentes, menores em conflitos com a lei e pessoas em situação de rua, mas a tendência é que esse trabalho conjunto com as instituições de ensino se estenda para todas as especializadas”, frisou Clériston Cavalcante.

 

O coordenador do curso de Direito e pró-reitor de pesquisa e graduação da Universidade Estácio, professor Antônio Jorge Ferreira Melo, que esteve representando o reitor da Universidade Estácio, Juarez Ramos, destacou a preocupação da instituição em aliar a teoria com a prática vislumbrando o papel do Estado nos serviços oferecidos à sociedade: “Entendemos que o aluno tem que ter contato com a realidade, com os dramas pelos quais passa a população, e o órgão que mais representa a integração entre Estado e sociedade é a Defensoria Pública, é a instituição que está mais próxima do cidadão nos momentos de dificuldade”.

 

O professor ressaltou que as instituições de ensino não podem ficar à parte da necessidade de fazer atividades de extensão. “Temos a obrigação de ocasionar campos para que os alunos possam, antes de serem profissionais, vivenciar ambientes que terão no exercício de sua profissão”, concluiu Antônio Jorge Ferreira Melo.

 

Na ocasião, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio, ressaltou a participação e empenho de defensores de áreas especializadas da DPE/BA na concretização desta parceria, como Maria Carmen Novaes; a subcoordenadora da Especializada de Curadoria Especial, Monica Aragão; coordenadora do Projeto Acolher, Ana Virginia Rocha; a subcoordenadora de Direitos Humanos, Eva dos Santos Rodrigues; a coordenadora do Pop Rua, Fabiana Almeida; o subcoordenador de Cível e de Fazenda Pública, Gil Braga; a subcoordenadora de Família, Donila Fonseca e a subcoordenadora da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar.