COMUNICAÇÃO
EUCLIDES DA CUNHA – Com mais de 60 anos, filho confirma paternidade com exame de DNA disponibilizado pela Defensoria
Exame de DNA disponibilizado pela Ação Cidadã “Sou Pai Responsável” que desde sua criação já atendeu mais de 23 mil pessoas em toda a Bahia
“Já tinha isso comigo, de saber que ele era meu pai, de todo modo estou muito contente em ver confirmado que ele é meu pai verdadeiro mesmo”, disse Domingos Ramos de Jesus. A declaração foi dada logo depois que Domingos abriu o envelope com o resultado do exame de DNA disponibilizado no âmbito da Ação Cidadã “Sou Pai Responsável” pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Euclides da Cunha.
Com o resultado, aos 62 anos, Domingos pode agora registrar que Ananias Gonçalves, de 92 anos, é o seu pai e estabelecer os vínculos civis com seu genitor. Além de estimular o diálogo e promover mediação e conciliação para que os reconhecimentos dos filhos sejam espontâneos, a Ação “Sou Pai Responsável” oferece exames de DNA gratuitos para apuração de paternidade em casos onde não há registro de filiação. Desde sua criação a Ação já atendeu mais de 23 mil pessoas em toda a Bahia. Só em 2019 foram cerca de 1.300 testes de DNA realizados.
Para a defensora pública Larissa Rolemberg que atua no núcleo cível da DPE-BA em Euclides da Cunha, além de casos emblemáticos como o de Domingos, que confirmam uma paternidade depois de toda uma vida, o êxito da “Ação Sou Pai Responsável” pode ser identificado pelo grande número de declarações espontâneas de paternidade que são firmadas nos atendimentos realizados na Instituição.
“É importante ressaltar que concomitantemente aos reconhecimentos de paternidade realizados pela Defensoria, buscamos sempre viabilizar a composição dos acordos de alimentos, uma iniciativa que beneficia indiretamente o Tribunal de Justiça, ao desafogar de forma considerável as Varas de Família da Comarca, uma vez que os casos serão resolvidos na esfera extrajudicial” acrescenta Larissa Rolemberg.