COMUNICAÇÃO
EUCLIDES DA CUNHA – Conselheiros tutelares recebem curso de capacitação de Defensoria baiana
O curso aconteceu com o apoio do Ministério Público do Estado
Assim como na Capital e em Madre de Deus, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA também promoveu curso de capacitação para conselheiros tutelares no município de Euclides da Cunha, que fica a 311 km de Salvador. A iniciativa do I Curso de Capacitação de Conselheiros Tutelares na cidade partiu depois que a Defensoria e o Ministério Público Estadual, instituição parceira na atividade, observaram as dificuldades e desafios enfrentados pelos conselheiros, principalmente, para os eleitos pela primeira vez.
Com o propósito de promover a capacitação dos conselheiros tutelares eleitos e reeleitos, o curso, realizado entre os dias 9 e 16 de dezembro, abordou temas relacionados à infância e juventude, desde o histórico de proteção dos direitos da criança e do adolescente até o conjunto normativo atual, trabalhando não só a teoria, mas também a prática, antecipando situações e problemas que poderão surgir durante a atuação, trazendo ainda as possíveis soluções.
A defensora pública Jéssica Oliveira pontuou que “tão logo anunciada a iniciativa pela Defensoria Pública e Ministério Público, houve ampla adesão dos municípios da região, que enviaram seus conselheiros tutelares, demonstrando a preocupação com a formação destes e o compromisso com a infância e juventude. Acreditamos que construímos um momento de grande aprendizado, que será revertido em benefício da população de cada um desses municípios, contribuindo mais ainda com a proteção dos direitos da criança e do adolescente”.
O curso foi dividido em seis módulos, ministrados pela defensora pública Jéssica Oliveira, pelos promotores de justiça Alan Cedraz e Marcelo Cerqueira e pela consultora de políticas públicas Ana Elizabeth Costa Gomes. Contou também com a participação de atores da rede socioassistencial de Euclides da Cunha.
O encontro promovido com a rede socioassistencial contou com a presença de representantes da saúde, educação e assistência social, possibilitando que os conselheiros se familiarizassem com a organização do Estado e com os serviços, programas e políticas públicas fornecidos.
Participaram do curso conselheiros dos municípios de: Euclides da Cunha, Quijingue, Monte Santo, Cansanção, Uauá, Canudos, Banzaê, Ribeira do Pombal, Tucano e Caldas do Jorro.