COMUNICAÇÃO

Eunápolis – Defensoria participa de debate sobre segurança pública e política criminal

07/02/2017 20:00 | Por Luana Rios DRT/BA 4867 (texto)
Idealizado pela Igreja Batista, evento intitulado "Segunda Opinião" reuniu atores do cenário jurídico no município

Segurança pública e política criminal foram algumas questões discutidas durante o evento "Segunda Opinião", promovido pela Igreja Batista de Eunápolis e que teve a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. Entre as discussões, esteve a veiculação nos meios de comunicação do lema "bandido bom é bandido morto". Também foi apontada, por parte da população, a necessidade de mais defensores públicos na comarca de Eunápolis.

No evento, que aconteceu na segunda-feira, 06, o defensor público Fábio Fonseca, que atua na comarca de Eunápolis, indicou a falta de políticas públicas como a principal motivadora da violência no Brasil. "Desejar resolver o problema da criminalidade com mais violência é o mesmo que isentar o Estado das suas responsabilidades para com a juventude e a população carcerária", alertou.

O bispo Dom José Ferreira, que também compôs a mesa de debates, apontou a necessidade de elaborar um abaixo-assinado solicitando a expansão dos serviços defensoriais no local. Fábio Fonseca informou que a Defensoria Pública tem se empenhado para aumentar o quadro de defensores públicos, citando o concurso público, cuja etapa final acontecerá de 11 a 14 próximos.

Participaram ainda do evento o presidente da Ordem dos Advogados da Bahia – Subseção Eunápolis, Alex Ornelas, e os advogados Antônio Pitanga e Talita Bitencourt.