COMUNICAÇÃO

Expedido mandado de prisão de guarda municipal acusado da morte de pessoa em situação de rua

12/05/2016 14:32 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA
Caso aconteceu no dia 13 de abril nas imediações do Distrito Naval

Em atendimento ao ofício encaminhado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, por meio dos defensores públicos Cesar Ulisses e Fabiana Almeida, o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa – DHPP informou que foi instaurado inquérito policial pertinente ao crime de homicídio em que o morador em situação de rua, Anderson Jorge Santana de Araújo, foi vitimado no dia 13 de abril, nas imediações do Distrito Naval, no bairro do Comércio.

De acordo com a resposta emitida pelo DHPP, foram realizadas as oitivas dos integrantes da Guarda Municipal, Tiago Machado de Almeida, Gercivaldo Rosário de Jesus e Jonivaldo Ferreira dos Santos. Este último, em depoimento, assegurou que o disparo efetuado foi acidental. Entretanto, segundo informações do DHPP, as imagens captadas sobre o fato ocorrido tornam infundados os argumentos apresentados pelo agressor.

Diante disso, foi feito o pedido de prisão temporária de Jonisvaldo Ferreira dos Santos. Ainda de acordo com o DHPP, foram efetuadas outras oitivas e o Departamento está no aguardo dos laudos para posterior remessa a Central de Inquéritos.

Um ofício também foi encaminhado pelos defensores públicos à Secretária Municipal de Ordem Pública – SEMOP que até o momento não emitiu resposta. O defensor público Cesar Ulisses informou que, como ainda não decorreram 30 dias da expedição, aguardará até que esse prazo se cumpra, e, caso a Secretaria não responda, o pedido será reiterado para, então, posteriormente, serem tomadas as medidas cabíveis à Defensoria.

LEIA MAIS: DPE pede à SEMOP e ao DHPP explicação sobre morte após perseguição de agentes da Guarda Municipal