COMUNICAÇÃO

Fábio de Santana, ator do Bando de Teatro Olodum, interpretará Carlos Marighella no Júri Simulado da Defensoria

28/01/2019 12:53 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

O evento promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia acontecerá no dia 13 de fevereiro, às 9h, no Teatro Vila Velha

O Bando de Teatro Olodum sobe aos palcos desde 1990 intercalando a arte com a militância e fazendo política no ofício cênico. Há 16 anos no grupo, o ator Fábio de Santana, 35 anos, será o intérprete de Carlos Marighella na 6ª edição do projeto Júri Simulado – Releitura do Direito na História. O evento promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA acontecerá no dia 13 de fevereiro, às 9h, no Teatro Vila Velha.

Fábio de Santana é ator, poeta, arte-educador, músico e produtor cultural.  Idealizou e coordenou o Festival de Arte Negra: A Cena Tá Preta e o Festival de Teatro do Subúrbio.

SÉRIE JÚRI SIMULADO

O projeto foi idealizado pelos defensores públicos Rafson Ximenes e Raul Palmeira, e pela coordenadora de Proteção aos Direitos Humanos da DPE/BA, Eva Rodrigues. Na sua primeira edição, realizada em novembro de 2016, Luíza Mahin (Valdineia Soriano) foi absolvida das acusações de conspiração contra a Coroa Portuguesa, em 1835. Em novembro de 2017, foi a vez de Zumbi dos Palmares (Sérgio Laurentino) ser absolvido pelo Júri Simulado.

No ano de 2018, ainda tiveram mais três julgamentos: do índio tupinambá Caboclo Marcelino (Pedro Albuquerque), da efetividade da Lei Áurea (de forma inédita, em vez de um personagem)  e do poeta Cuíca de Santo Amaro (Cristóvão da Silva). Nesse júri, defensores públicos fazem o papel da defesa, acusação e também de julgador (juiz). Os jurados são escolhidos da plateia.

Ao final do julgamento, o público conhecerá mais da história de Carlos Marighella com palestra do jornalista Mário Magalhães, autor do livro Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo.