COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Secretaria responde Defensoria e diz monitorar situação de idosos em Instituições de Permanência

28/04/2020 17:53 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352 | Foto: Sabine van Erp/Pixabay

De acordo com a Sempre foi articulado e é monitorado um calendário de vacinação contra a gripe para a população idosa residente em ILPIs

Em resposta à recomendação emitida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, a Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador – Sempre apresentou medidas e iniciativas adotadas para a proteção da população idosa residente em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs. Essa parcela da população é considerada grupo de risco entre os que contraem a Covid-19.

De acordo com a Sempre, foi articulado e é monitorado, junto às secretárias estadual e municipal de Saúde, um calendário de vacinação contra a gripe H1N1 desta população nas 47 ILPIs acompanhadas. A Secretaria monitora também o quadro de saúde respiratório dos idosos e das equipes de trabalhadores que atuam nestas instituições.

A Sempre informou que, a cada dois dias, também supervisiona em todas as ILPIs se os cuidados e medidas protetivas apontadas estão sendo aplicados corretamente. Estas orientações são enviadas por boletim eletrônico para as Instituições e transmitem resoluções apontadas pelas autoridades sanitárias.

Na resposta a Secretaria também explica que realizou levantamento das necessidades de equipamentos de proteção individual e outras demandas essenciais para manutenção das rotinas das unidades. Além disso, informa que entregou a todas as Instituições materiais de limpeza e higiene, equipamentos de proteção individual, colchões e cestas básicas, advindas de campanhas de doações.

Vacinação contra gripo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza), geralmente realizada em abril, foi antecipada para o final de março devido ao momento de combate ao novo coronavírus. Ainda que a vacina não seja eficaz neste caso, a imunização é uma forma de auxiliar profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, a cidade tem 38 postos de referência espalhados em diversos bairros, além de drive thru localizados na Arena Fonte Nova e no Centro de Convenções, onde os idosos com 60 anos de idade ou mais são imunizados sem sair do carro, das 8 às 13 horas. Confira a lista dos locais aqui.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde – Sesab, vem sendo utilizada uma vacina trivalente com proteção para três vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B, sem risco de contração da gripe. A meta é imunizar na Bahia 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas.