COMUNICAÇÃO

Feira de Santana – Defensoria realiza mutirão de atendimentos no município de Santa Bárbara

21/03/2016 16:22 | Por Cláudio Jansen - Estagiário
Foram realizados cerca de 80 atendimentos e 30 coletas de DNA

Senhor Laurencio, 83 anos, do município de Santa Bárbara, tinha o sonho de confirmar a paternidade da sua suposta filha, Aline, de 35, e nessa quinta-feira, 17, ele conseguiu realizar o exame de DNA em sua residência. Isto só foi possível, porque a Defensoria Pública Estadual da Bahia – DPE/BA levou os serviços defensorias para o município de Santa Bárbara, onde não há defensor público.

Por estar com a saúde muito debilitada e não poder se locomover até o local da ação, o idoso recebeu em casa a coleta do DNA. Outras 29 coletas de DNA e 80 atendimentos foram realizados pela itinerância da Ação Cidadã – Sou Pai Responsável no município localizado próximo a Feira de Santana, interior da Bahia. A ação foi resultado de parceria firmada entre o Conselho Tutelar e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS local.

O subcoordenador da 1ª Regional em Feira de Santana, Marcelo Rocha, destacou a importância de levar o atendimento da Defensoria Pública aos municípios que não dispõem dos serviços defensoriais. "Trata-se de ação itinerante em município não servido pela Defensoria, que busca levar um pouco de cidadania e dignidade a uma população cujo sofrimento e abandono estatal saltam aos olhos. É muito reconfortante perceber a sincera gratidão das pessoas com a presença da instituição naquela ação, funcionando como uma intensa injeção de ânimo para enfrentarmos os desafios cotidianos que nos são apresentados", pontuou Rocha.

A itinerância contou ainda com a presença dos defensores públicos Lucas Silva Melo, Andreza Pereira e dos servidores que atuam na sede do município.