COMUNICAÇÃO

FEIRA DE SANTANA – DPE/BA lança campanha Pai Responsável 2018 com presença de Denny Denan

15/08/2018 17:35 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686

Campanha foi lançada hoje, 15, na sede da 1ª Regional da DPE/BA em Feira de Santana

A campanha Sou Pai Responsável 2018 foi lançada hoje, 15, na 1ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em Feira de Santana. O lançamento contou com a presença do padrinho da edição 2018, o cantor Denny Denan, na sede da DPE/BA no município. Só este ano, a 1ª Regional da DPE/BA realizou mais de 150 exames de DNA, número que deve crescer com a intensificação da campanha.

Denny Denan, que é pai de um menino de 10 anos, disse estar muito feliz pelo convite e pela oportunidade de participar desta ação, principalmente pelo fato de a Instituição pensar no lado daqueles que têm as necessidades mais básicas. “Ter sido lembrado para fazer parte deste projeto foi muito bom. É sinal que eu também sou um pai responsável e que isso possa servir de exemplo para outros pais”, falou Denny Denan.

Vanicleide Reis de Oliveira, 35 anos, levou o suposto pai para fazer o exame hoje. Ela sempre teve contato com os outros filhos do suposto pai, mas nunca foi reconhecida como filha. “Sempre soube que ele era meu pai. Um dia eu liguei para ele. Quando ele atendeu disse: quem está falando? Eu disse que era a filha que ele nunca tinha reconhecido. Marcamos de nos encontrar, quando ele chegou e me viu começou a chorar e disse: você é muito parecida com minha irmã caçula. E hoje estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas”, contou Vanicleide.

De acordo com o subcoordenador da 1ª Regional da DPE/BA, Marcelo Santana Rocha, a legislação obriga os cartórios a comunicarem à Defensoria Pública sempre que houver ausência de identificação paterna. A campanha é feita desde 2007 e ao longo desses anos já foram atendidas mais de 16 mil famílias baianas.

“No mês de agosto a campanha é intensificada em homenagem ao Dia dos Pais. Buscamos fomentar e garantir a presença paterna no desenvolvimento da criança e também assegurar os direitos decorrentes da paternidade que são, essencialmente, a averbação do patronímico paterno, sobrenome do pai no registro de nascimento, a prestação alimentícia para subsistência do menor, além de garantir o direito de visita para que o pai possa participar de forma mais ativa na vida da criança”, explicou o subcoordenador Marcelo Santana Rocha.

A coordenadora executiva das Regionais da Defensoria, Soraia Ramos, analisou que o lançamento da campanha em Feira de Santana foi muito satisfatória: “Foi muito bom ter a presença do padrinho da campanha pela primeira vez, aqui no interior. Acredito que este ano teremos a maior campanha de todas, pelo engajamento dele, que além de ser um artista muito conhecido, mostrou ter muita afinidade com os ideais da Defensoria Pública, de acreditar no ser humano e no trabalho social. Encaixou perfeitamente o padrinho da campanha com o perfil da Instituição”.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, João Carlos Gavazza, ressaltou a importância da relação afetiva entre pais e filhos: “Com esse reconhecimento da paternidade, o que nós buscamos na verdade é a construção e formação dos laços familiares, e a Defensoria Pública tem esse papel muito importante”. No evento, estiveram presentes defensores públicos, representantes da sociedade civil e imprensa local.