COMUNICAÇÃO
Feira de Santana – Mais de 150 famílias são atendidas pela Ação Cidadã Sou Pai Responsável
Paternidade responsável: vai além do registro do nome do pai na certidão de nascimento; vai além do compromisso com a pensão alimentícia; vai além do dever. Envolve amor, cuidado e presença. Para levar essas orientações a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através da 1ª Regional em Feira de Santana, deu início à intensificação da Ação Cidadã Sou Pai Responsável no mês em que se comemora o Dia dos Pais, com a realização de exames de DNA gratuitos. A Ação acontece durante o ano todo em todas as comarcas onde há Defensoria Pública e é reforçada durante o mês de agosto.
Nos dias 03 e 04 de agosto na sede da instituição em Feira, mais de 150 famílias tiveram acesso ao atendimento, que incluiu a coleta do material genético e a abertura de resultados dos exames. Em Santa Bárbara, município localizado a 31km de Feira de Santana, a população também pôde acessar a assistência prestada pela DPE/BA por meio da atuação itinerante. Lá, outras 25 famílias puderam acabar com a dúvida sobre paternidade. De acordo com o subcoordenador da 1ª Regional, defensor público Marcelo Rocha, além da abertura de exames de DNA, com 20 confirmações, foram realizados também acordos, garantindo às respectivas crianças investigantes os direitos recorrentes da paternidade.
“A extensão das atividades da Defensoria Pública além dos limites das nossas unidades preconiza o nosso alcance e relevância, levando dignidade e cidadania para uma população já acostumada com o abandono e indiferença do Estado”, afirmou.
Participaram da atividade em Feira de Santana, as defensoras públicas Melina Prates, Danielle Fonseca, Adriana Pimentel, Thaissa Poyares e Milca Naate Andrade; os defensores públicos Marcelo Rocha, Fábio Pereira e Eduardo Feldhaus; além de servidores da unidade.