COMUNICAÇÃO
Feira de Santana – Violência doméstica é debatida com lideranças de comunidade rurais
Palestra da Defensoria Pública da Bahia integrou a programação da 3ª Feira Natalina da CATRUFS
Aspectos ligados à violência doméstica contra a mulher foram apresentados a entidades de trabalhadores rurais de Feira de Santana e outros 10 municípios durante palestra promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia DPE/BA na cidade. Representando a defensoria estadual, o defensor público Maurício Moitinho falou sobre um cenário preocupante não apenas na cidade, mas em todo o país. A cada duas horas, uma mulher é assassinada no Brasil, segundo o Mapa da Violência Contra a Mulher.
De acordo com o defensor público, estatísticas da Delegacia de Proteção à Mulher – DEAM em Feira de Santana apontam grande incidência de violência doméstica na zona rural. Os números podem ser constatados também pela Defensoria durante os atendimentos feitos na sede da unidade.
Ainda segundo o defensor público, a violência doméstica contra a mulher não escolhe profissão. Entre os principais agressores identificados nos boletins de ocorrência estão pedreiros, motoboys, policiais e médicos. "Os médicos são os campeões nas agressões entre os acadêmicos", afirmou Moitiinho.
O convite para participar da 3ª Feira Natalina do Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região de Feira de Santana – CATRUFS foi feito pela entidade, que reúne associações de trabalhadores rurais dos municípios de Feira de Santana, Anguera, Santo Estêvão, Conceição de Feira, Tanquinho, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Água Fria, Antônio Cardoso. A palestra reuniu ainda grupos organizados da sociedade civil como Fetraps, Secretaria de Mulheres da CUT Bahia, Movimento de Mulheres Camponesas, Mondec (Organização de Mulheres em Defesa da Cidadania), além de diversas lideranças comunitárias das comunidades rurais dos distritos de Vila Santa Inês, Vila Feliz, Ladeira, Carro-Quebrado e Calango.
ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA
O trabalho realizado pela Defensoria Pública estadual também foi destacado pelo defensor público, que aproveitou a oportunidade para falar sobre as principais áreas de atuação da Instituição e os serviços prestados. "Os serviços da Defensoria Pública e a importância de sua prestação à população foram passados aos líderes comunitários, para que sirvam de agentes multiplicadores, e através desta aproximação, possam ser viabilizados novos encontros", pontuou o defensor público.