COMUNICAÇÃO
Ferramenta que otimiza trabalho do defensor público é lançada pela DPE/BA
Vinculado ao SIGAD, o “Painel do Defensor” possibilita melhor organização e praticidade nas atividades defensoriais
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA implementou dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento – SIGAD a ferramenta Painel do Defensor, desenvolvida para que o defensor público possa, entre outras funcionalidades, verificar agendamentos, cadastrar seus modelos de petições e, a partir de ferramentas gráficas, gerar e medir indicadores de performance. O recurso já havia sido apresentado aos defensores públicos nas Regionais em reunião no Conselho Superior no mês de dezembro, transmitida por videoconferência. O acesso ao painel foi liberado para toda a classe defensorial nesta terça-feira (08) pela manhã.
Para o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, a modernização da informática é essencial para o aprimoramento do serviço público. Ele destacou que o painel foi pensado e testado para tornar mais célere e simples as atividades de defensores e servidores da instituição que o utilizam diariamente.
“É importante testar a nova ferramenta e alimentá-la com as atividades realizadas, para espelhar a nossa realidade institucional, gerando estatísticas e dados mais precisos, que poderão servir de baliza para a atuação da Defensoria. Como todo sistema, ele deve ser testado e melhorado ao longo do tempo”, acrescentou o defensor-geral.
À tarde foram discutidas melhorias futuras para o Painel do Defensor em reunião no gabinete da Defensoria Geral entre gestores da DPE/BA e a Coordenação de Modernização e Informática – CMO, que o criou.
Conforme o coordenador da especializada cível e de fazenda pública, Gil Braga de Castro – que auxiliou no desenvolvimento da ferramenta testando, alimentando e sugerindo melhorias – um dos destaques é a possibilidade de cadastrar modelo de petições que podem ser usados pelo defensor público para criar mais rapidamente suas ações. Para Gil Braga o layout mais agradável também facilita o uso.
“O Painel do Defensor traz diversos benefícios para seus usuários, a exemplo da melhor visualização dos agendamentos, a possibilidade de cadastrar suas atividades com alimentação imediata do SIGAD, o controle na distribuição das atividades entre os estagiários na aba tarefas, o registro das atividades institucionais com possibilidade de mensuração do público atingido e a experiência pioneira do banco de petições, que vai ajudar significativamente os Defensores em suas atividades”, comentou Gil Braga.
Também participaram da reunião o subdefensor público geral, Pedro Casali Bahia; a coordenadora executiva das Defensorias regionais, defensora pública Cristina Ulm; o coordenador da CMO Thales Almeida e a analista de sistemas da DPE/BA Daniele Tavares.
Painel
O Painel do Defensor foi dividido em abas com os temas Agendamento, Extrajudicial, Processo Judicial, Audiência Judicial, Tarefas, Atividade Institucional, Petições e Relatórios. Um tutorial que mostra o passo a passo para o uso, criado pela Coordenação de Modernização e Informática – CMO da Defensoria foi disponibilizado digitalmente para que o defensor se ambiente com as novas funcionalidades.