COMUNICAÇÃO

Filme “Medida Provisória” será exibido em Cine Debate desta sexta-feira, 17

15/03/2023 15:00 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Público poderá participar gratuitamente, a partir das 14h, na Sala Walter da Silveira, em Salvador

Para encerrar a semana, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA conviva a todos e todas para “sextar” neste 17 de março em mais uma sessão do Cine Debate da Instituição. Desta vez, haverá a exibição do longa-metragem Medida Provisória na sala Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, em Salvador, das 14h às 18h. A entrada é gratuita e o evento é realizado pela Especializada de Direitos Humanos.

Após a exibição do longa-metragem, acontecerá um debate com a advogada, pesquisadora e professora em Direitos Humanos, Maíra Vida; a socióloga, mestra e doutoranda em Sociologia das relações raciais, Vilma Reis; além da mediação da defensora pública, mestra e doutora em Direito Público, Mônica Magalhães. À frente da organização do evento estão as defensoras públicas coordenadoras da Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA, Lívia Silva Almeida e Eva dos Santos Rodrigues.

Sinopse

Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens.

Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país.

 

Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar.  O longa é uma adaptação de “Namíbia, Não!”, peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.