COMUNICAÇÃO
Filmes censurados e AI-5 são temas de Cine-Debate e Seminário promovidos pela Defensoria
Evento ocorre no CineMAM e na Esdep nesta sexta-feira, 13, data que marca os 51 anos do decreto do ato repressivo da Ditadura Militar
Nesta sexta-feira, 13, completam-se 51 anos da decretação do Ato Institucional número 5 (AI-5), que marca o início do período mais duro da ditadura militar brasileira (1964-1985).
Para não deixar esquecer esta data, a Defensoria Pública do Estado da Bahia fará dois eventos, um seminário e um cine-debate, trazendo uma ligação entre as ações repressoras do período do governo militar e censuras ocorridas agora em 2019, pelo atual Governo Federal, com algumas obras cinematográficas.
Na parte da manhã, a partir das 8h, acontece o Seminário “AI-5: O que mudou e o que se repete”, na Escola Superior da Defensoria (Esdep), no bairro do Canela, em Salvador. A abertura contará com a mesa institucional “A atuação da Defensoria Pública Frente aos Direitos Humanos”, com participação do defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, das coordenadoras da Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA, Eva Rodrigues e Livia Almeida, além da ouvidora geral da Defensoria, Sirlene Assis.
Na sequência, quatro convidados expõem temas ligados à repressão: a professora do Bacharelado de Gênero e Diversidade da UFBA, Maise Caroline Zucco, falará sobre o tema “Democracia ou Ditadura? – Breve Histórico dos Tempos da Ditadura aos Dias Atuais”; depois será a vez do diretor de teatro e ex-secretário de cultura da Bahia, Marcio Meirelles, que abordará “O Retorno à Censura e o Boicote à Liberdade de Expressão”.
O seminário ainda contará com o presidente do grupo “Tortura Nunca Mais” e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas Joviniano Soares de Carvalho Neto, que apresentará “Depoimentos/Histórias de Lutas Pela Democracia”, além da produtora e realizadora cultural Anna Paula Andrade, que trará a temática “Conversando Sobre Censura: corte de apoio financeiro aos filmes com temática LGBT”.
Filmes censurados
Na parte da tarde, ocorre a partir das 14h30 no CineMAM, no Solar do Unhão, o Cine-Debate “Filmes Censurados”, com a exibição de três curtas (“Afronte” – DF, de Bruno Victor e Marcus Vinicius Mesquita; “Aqueles Dois” – CE, de Émerson Maranhão; e “Rebento” – BA, de Vinicius Eliziário) e posterior bate papo com realizadores destas três obras audiovisuais que estão relacionadas a casos de censuras ocorridos em 2019.
Estarão presentes para o debate os cineastas Vinicius Eliziário (diretor de “Rebento”), Bruno Victor (diretor de “Afronte”) e Émerson Maranhão (diretor de “Aqueles Dois”), além da juíza de direito e membra do Conselho da Associação Juízes para a Democracia Emília Gondim Teixeira e da produtora cultural e realizadora audiovisual Anna Paula Andrade.
SERVIÇO:
O que: Seminário “AI-5: O que mudou e o que se repete”
Quando: Dia 13 de dezembro, sexta-feira, a partir das 8h.
Onde: Escola Superior da Defensoria (Esdep), na Rua Pedro Lessa, 123, bairro Canela.
Valor: Entrada Franca.
——
O que: Cine-Debate “Filmes Censurados”
Quando: Dia 13 de dezembro, sexta-feira, a partir das 14h30.
Onde: CineMAM, Avenida Contorno, s/n – Solar do Unhão.
Valor: Entrada Franca.
PROGRAMAÇÃO:
8h (Esdep) – Seminário “AI-5: O que mudou e o que se repete”
Mesa Institucional: A atuação da Defensoria Pública Frente aos Direitos Humanos.
Debatedores:
Rafson Saraiva Ximenes – Defensor Público Geral.
Eva dos Santos Rodrigues – Coordenadora da Especializada de Direitos Humanos.
Lívia Silva de Almeida – Coordenadora da Especializada de Direitos Humanos.
Sirlene Assis – Ouvidora-Geral.
8h30 – Democracia ou Ditadura? – Breve Histórico dos Tempos da Ditadura aos Dias Atuais: por Maise Caroline Zucco – Professora do Bacharelado de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia.
O Retorno à Censura e o Boicote à Liberdade de Expressão: por Márcio Meirelles – Diretor de teatro, cenógrafo, figurinista, iluminador e gestor público.
Depoimentos/Histórias de Lutas Pela Democracia: por Joviniano Soares de Carvalho Neto – Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas e presidente do grupo Tortura Nunca Mais.
Conversando Sobre Censura: corte de apoio financeiro aos filmes com temática LGBT: por Anna Paula Andrade – Administradora, produtora cultural e realizadora audiovisual.
14h30 (CineMAM) – Cine-Debate “Filmes Censurados”
Exibição dos curtas:
Afronte – 16 min (14 anos)
Aqueles Dois – 15 min (12 anos)
Rebento – 17 min (10 anos)
Debatedores
Anna Paula Andrade – Administradora, produtora cultural e realizadora audiovisual.
Emília Gondim Teixeira – Juíza de direito e membra do Conselho da Associação Juízes para a Democracia.
Vinicius Eliziário – Diretor do curta “Rebento”. Cineasta, vencedor de diversos prêmios do audiovisual, incluindo melhor curta no XIV Panorama Coisa de Cinema.
Émerson Maranhão – Jornalista e realizador audiovisual. Diretor e roteirista do curta ”Aqueles Dois”.
Bruno Victor – Diretor de “Afronte”. Graduando de Audiovisual pela UnB, atuou como diretor de fotografia no documentário “Lima” (2015) e como assistente em diversos curtas.