COMUNICAÇÃO
Forum Social Mundial conta com participação de defensoras da Bahia
As defensoras públicas Fabiana Almeida, Eva Rodrigues e Walmary Pimentel participam de hoje (25) até sexta-feira (27) do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, representando a Defensoria Pública do Estado da Bahia. Esse ano, o evento, que segue até domingo (29), discute o tema "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental".
Desde 2011, o projeto dos grupos sociais anticapitalistas reúne autoridades e representantes da sociedade civil para debater e elaborar propostas relacionadas ao tema. A presidente da República, Dilma Rousseff, já confirmou presença no evento. Para Almeida, a participação é "o momento de compartilhar experiências com defensores públicos de outros estados e profissionais da área de direitos humanos para replicar as boas práticas na Bahia", declarou.
Fórum Social Mundial
O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios , principal documento do FSM.
O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização. Saiba mais no www.forumsocialmundial.org.br