COMUNICAÇÃO

Furtos, roubos e tráfico de drogas são as principais ocorrências no plantão penal

07/03/2014 13:46 | Por

Dos casos atendidos durante o plantão de carnaval da Defensoria Pública do Estado, mais da metade se refere a ocorrências ligadas a furtos, roubos e tráfico de drogas. A maioria dos crimes aconteceu nos circuitos da festa: Barra-Ondina, Campo Grande e Pelourinho. Outros registros se referem a lesão corporal, estelionato e situações de violência contra a mulher.

Uma situação que vem chamando a atenção dos defensores que atuam no plantão penal é o número crescente de motoristas flagrados dirigindo alcoolizados, principalmente na madrugada de sexta para sábado De acordo com a Transalvador, o consumo de álcool foi a principal infração registrada pelo órgão, 48 motoristas foram notificados, 43 habilitações e 19 carros foram apreendidos entre as 6 horas da manhã de sexta e 6 horas deste sábado.

Depois de pagarem uma fiança que varia de um a dois salários mínimos, os acusados continuam sendo acompanhados pela Defensoria. O que muitos não sabem é que apesar do pagamento e da liberação, eles responderão em liberdade. No fim do processo o valor pago relativo a fiança é reembolsado integralmente.

O plantão penal da Defensoria acontece durante todo o carnaval, na unidade do Canela (Rua Pedro Lessa, 123), das 09h às 21h, e na quarta-feira de cinzas (05), das 9 às 15h. Já a atuação de recebimento de flagrantes segue funcionando 24h. Nove defensores se revezam por turno para dar conta da demanda.