COMUNICAÇÃO

Grupo de Estudos Acolher apresentará pesquisa sobre impacto da rua na vida de adolescentes

15/08/2016 18:13 | Por Jéssica Carvalho (Estagiária)

Pesquisa acompanhou durante 4 anos adolescentes em situação de vulnerabilidade

Na segunda-feira, 29, acontece o 7º encontro temático do Grupo de Estudos Acolher, promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, por meio da Especializada de Curadoria Especial. O encontro terá como tema: “O impacto da rua na vida de adolescentes”, e irá apresentar os resultados de uma pesquisa feita entre 2012 e 2016, sobre a situação de crianças e adolescentes que vivem nas ruas. O evento é aberto ao público e terá como palestrante a psicóloga doutora Juliana Santana.

Para a pesquisa, foram feitos acompanhamentos com pessoas em situação de rua em Salvador, Porto Alegre e Fortaleza, desde a adolescência até o início da vida adulta. “Isso caracteriza uma pesquisa longitudinal, os sujeitos são acompanhados durante diferentes momentos, possibilitando uma compreensão mais ampla do fenômeno”, afirma a pesquisadora Juliana Santana. Ainda de acordo com a psicóloga, com o estudo, foi possível identificar alguns dos fatores de risco à proteção destes indivíduos. “A rua hoje está em todos os lugares. É uma casa muito próxima e a droga se revela como um agente motivador muito forte”, revela.

GRUPO DE ESTUDOS

O Grupo de Estudos Acolher é uma das metas previstas para 2016 do Projeto Acolher, que tem como objetivo prestar o atendimento integral prescrito na legislação brasileira às crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco. Realizado mensalmente, o grupo visa aproximar o mundo acadêmico da instituição, além de utilizar os resultados obtidos nas atividades da Defensoria. Em sua última edição, foram discutidas a participação da mulher no mercado informal e o cuidado com a família.

SERVIÇO

O quê: 7º encontro temático do Grupo de Estudos Acolher.

Quando: 29 de agosto.

Horário: 14h às 17h.

Local: Auditório da ESDEP (Canela).